Isaac Bardavid, um dos dubladores mais famosos do Brasil, morreu nesta terça-feira (1º) aos 90 anos. O artista estava internado em estado grave desde a última quarta-feira (26) devido a complicações causadas por um enfisema pulmonar.
O último pronunciamento da família foi no domingo (19), quando o neto do artista afirmou que Bardavid apresentava melhora no quadro respiratório.
“Isaac desde sempre tem problema de respiração, a doença dele está dentro do grupo DPOC. O nível de oxigenação dele sempre foi abaixo do considerado normal. Devido a idade avançada a doença estava insistindo em manter a oxigenação muito baixa, mesmo ele usando os aparelhos que já possui em casa, então ele precisou ser levado para tratamento no hospital”, disse o neto na publicação.
Carreira
Bardavid deu voz a personagens icônicos, como Wolverine, Esqueleto, o vilão da franquia He-Man, Odin (Anthony Hopkins) nos filmes do MCU, Capitão Haddock em As Aventuras de Tintim, Freddy Krueger, Tigrão e mais.
Em 2017, Bardavid fez uma surpresa ao ator Hugh Jackman durante entrevista que este concedia ao apresentador Danilo Gentili em seu programa no SBT. O vídeo já teve mais de 7 milhões de visualizações. Veja esse encontro memorável no vídeo abaixo.
Mas por que um dublador bem mais velho para fazer a voz de um personagem como Wolverine?
Na história original dos quadrinhos, apesar de não ser divulgada sua idade, Wolverine tem o poder de se regenerar fisicamente. No momento em que ele recebeu o adamantium (liga metálica fictícia) em seu esqueleto, ele acabou perdendo a memória, não lembrando de mais nada, nem de sua idade.
Como mencionado por Gean Grey no filme X-Men no ano 2000, Wolverine pode ser mais velho do que o próprio professor Xavier.
Por isso quando o desenho animado dos X-Men foi dublado no Brasil, os diretores acharam por bem escolher um dublador com a voz que identificasse essa característica de Wolverine, como sendo um homem bem mais velho do que aparenta.
Veja a voz de Isaac Bardavid, no desenho dos X-Men dos anos 90 abaixo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar