O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, formado pelo Hospital Regional de Tucuruí (HRT) e pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), localizado em Tucuruí, no sudeste do Pará, alcançou um impressionante recorde de produtividade em 2025.
Ao todo, 431.479 atendimentos foram realizados, com o índice médio de satisfação dos usuários de 98% durante todo o ano, isso demonstra um aumento na capacidade de acolhimento dos pacientes e um fortalecimento das áreas estratégicas de média e alta complexidade.
Além disso, reafirma o compromisso com um atendimento humanizado que o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), presta à população dos municípios da região de integração do Lago de Tucuruí.
+ Vigilância Sanitária de Marabá fiscaliza venda de fórmulas infantis após alerta da Anvisa
Foram realizados, em 2025, entre outros, 297.107 exames laboratoriais; 39.140 de imagem; 21.147 atendimentos de urgência; 6.976 internações e 3.840 cirurgias. Na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), foram realizadas 7.955 consultas oncológicas, 6.356 sessões de radioterapia e 6.084 de quimioterapia, além de 1.224 biópsias. No ambulatório, 17.313 pacientes foram atendidos em várias especialidades.

Satisfação
A equipe do Hospital Regional de Tucuruí - HRT e Unacon obteve uma alta taxa de aprovação, que chegou à média de 98% de satisfação ao longo do ano, segundo pesquisas realizadas pela equipe do Serviço de Atendimento ao Usuário - SAU/Ouvidoria.
Foco no atendimento
Segundo o diretor-geral da unidade, Junior Souto, os resultados são frutos do trabalho dos profissionais e do fortalecimento da estrutura da unidade. “Os números expressivos mostram a força do nosso trabalho coletivo e a confiança da população no serviço que prestamos. Ultrapassamos a marca dos 430 mil atendimentos ao longo de 2025, além de recebermos dos nossos usuários a média de 98% de satisfação ao longo do ano”, ressaltou.
+ Ar-condicionado: o que você precisa saber para não gastar demais!
O diretor também mencionou que o hospital possui UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para adultos, pediátrica e neonatal, e um serviço de pronto atendimento que atende às urgências e emergências 24 horas.

Apoio
Mais do que estatísticas, 2025 foi um ano repleto de histórias autênticas de pessoas que descobriram no Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT e Unacon o tratamento, a consideração e o apoio essenciais para iniciar uma nova etapa.
Com 69 anos e morador de Breu Branco, Paulo Ferreira dos Santos foi ao médico por causa de uma dor insuportável na bexiga que o estava impedindo de trabalhar e recebeu o diagnóstico de câncer de próstata. Na Unacon, em tratamento desde 2019, ele passou por todas as etapas e, por fim, recebeu alta após a confirmação da cura. "Cheguei aqui com muita dor e preocupado, mas fui bem atendido desde a entrada. Foram cinco anos de batalha, mas eu venci. Não tenho palavras para expressar minha gratidão ao pessoal daqui pelo cuidado”, afirmou.
+ Tecnologia brasileira recupera ereção em 90% dos pacientes pós-câncer
A senhora Maria das Graças Oliveira, de 61 anos, mora em Goianésia do Pará, Região de Integração do Lago de Tucuruí, foi atendida no ambulatório de especialidades por um cardiologista e destacou o bom atendimento, desde a recepção até a consulta. “Tudo impecável e organizado, com uma equipe atenciosa. Tenho apenas gratidão”.

O aposentado Paulo Agripino Costa, 55 anos, que mora em Novo Repartimento, passou por uma cirurgia ortopédica na unidade. “Acho tudo ótimo, desde os exames até o pós-operatório. Eu me senti seguro e acolhido durante todo o tempo, e isso faz toda a diferença quando a gente está doente”, afirmou.
Em contrapartida, Elias Sodré Paulino, um aposentado de 77 anos que mora em Rondon do Pará, não costumava adoecer e quase nunca ia ao hospital. Mas, por causa de uma dor na bexiga e uma dificuldade para urinar, ele foi à Unacon.
+ Colisão entre caminhões deixa um morto na estrada de Aterro Sanitário
A equipe de médicos e enfermeiros ofereceu a Elias todo o apoio possível após a descoberta da metástase. "Não sou de me sentir mal ou de ir a hospitais, mas, desta vez, foi necessário. Aqui fui recebido e cuidado com muito carinho desde o começo e agora estou em tratamento, mas logo estarei curado. Todo o time da Unacon merece os parabéns”, relatou.
Serviços
O Instituto Diretrizes (ID) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) administram, de forma compartilhada, o Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, que inclui o Hospital Regional de Tucuruí (HRT) e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Disponibilizando uma variedade de serviços de saúde, laboratoriais e de múltiplas especialidades, garantindo que a comunidade receba um atendimento integral e especializado, sem custos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar