Fossas ou sumidouros a céu aberto, estruturas que consistem em um em um tanque que faz a separação entre a parte sólida e a parte líquida do esgoto, são proibidos Brasil pelos riscos que podem causar à saúde e meio ambiente, inclusive com ocorrências de acidentes com pessoas ou animais.
Foi uma situação assim, que foi registrada numa área rural no município de São Félix do Xingu, sul do Pará. Após dois dias de operação o Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar uma vaca que caiu no buraco de uma fossa. O animal que ficou parcialmente coberto pela água foi retirado pelos bombeiros com auxílio de uma corda. Moradores da região auxiliaram no resgate do bovino, que terminou nesta sexta-feira, 18.
Veja também:
- Paraense condenado por atentado em Brasília ganha ‘saidinha’
- Jovem é morto ao sair do trabalho em São Félix do Xingu
- Tentando engravidar, mulher descobre ter dois úteros
A ação mobilizou uma equipe composta por sete bombeiros militares, que realizavam trabalho de prevenção e queimadas na região quando foram acionados por moradores pedindo ajuda para o resgate do animal.
Os bombeiros realizaram o transbordamento do sumidouro, utilizando água para permitir a elevação do animal de grande porte, que estava bem cansado.
Segundo os bombeiros, após o resgate da vaca, uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município prestou os primeiros socorros ao animal. O bovino estava exausto e com diversos ferimentos superficiais provocados pelo incidente.
O número do Corpo de Bombeiros para emergências é o 193, gratuito em todo o território nacional. A corporação deve ser acionada em situações de risco, como: incêndios, afogamentos, enchentes, quedas de altura, quando a vítima está presa em ferragens e resgate animais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar