plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ABRIL VERMELHO

Manifestantes do MST ocupam nova área em Parauapebas no PA

Os manifestantes do acampamento Terra e Liberdade em Parauapebas, no sudeste paraense ocuparam uma nova área na manhã desta segunda-feira (15). Ação faz parte do "abril vermelho", período que o grupo ocupações em protesto contra as políticas de reforma agrária.

Imagem ilustrativa da notícia Manifestantes do MST ocupam nova área em Parauapebas no PA camera Manifestantes do MST ocuparam outra fazenda em Parauapebas no sudesta paraense nesta segunda | Divulgação MST

Manifestantes e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam nesta segunda-feira (15) a fazenda Aquidoana, localizada na via Palmares II, zona rural de Parauapebas no sudeste paraense. A ação de caminhadas, bloqueio de vias e invasões estão acontecendo em todo o Brasil desde domingo (14) e faz parte do "abril vermelho", período que o grupo faz essas ocupações em protesto contra as políticas de reforma agrária do governo.

No dia 20 de novembro de 2023, o MST já havia ocupado duas fazendas de Parauapebas com mais de mil famílias, as fazendas “Santa Maria” e "Três Marias”. Foram os ocupantes desta fazenda que partiram para ocupar as novas áreas. De acordo com o movimento, as ações daquela época marcavam o Dia da Consciência Negra e a Jornada de Lutas Terra e Liberdade.

Veja também:

Na manhã desta segunda-feira (15) manifestantes do MST deixaram o acampamento Terra e Liberdade carregando objetos pessoais. Enquanto esse grupo seguia em caminhada, outro grupo bloqueava a Vila Três Voltas na Vila Palmares II. A rodovia dá acesso a propriedades rurais e a outros municípios como Marabá. Pneus e cones bloqueavam o local impedindo o tráfego de veículos.

Maninfestantes bloquearam o acesso a Vila Três Voltas na Vila Palmares II
📷 Maninfestantes bloquearam o acesso a Vila Três Voltas na Vila Palmares II |Divulgação

De acordo com Vancivagner Evangelista, coordenador estadual do MST, o protesto foi para cobrar do Incra um acordo feito no ano passado. O Instituto havia prometido assentar as famílias do acampamento Terra e Liberdade em uma área mais segura depois em um acidente na rede elétrica, em que morreram nove pessoas, sendo dois técnicos de instalação de internet e seis ocupantes do assentamento.

À época, uma comitiva do governo federal visitou a área prometendo a realocação dos assentados, o que, segundo eles, ainda não aconteceu.

SIPRODUZ EMITE NOTA

O Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz) emitiu uma nota a respeito dessa nova ocupação. Segundo a nota, “Essas invasões representam não apenas uma violação flagrante da lei, mas também um desrespeito aos direitos dos proprietários e à ordem social estabelecida”. Ainda segundo a nota emitida, o Siproduz diz que “É fundamental que as autoridades ajam com firmeza para resolver essa questão, garantindo a segurança e a integridade dos proprietários e buscando soluções que promovam o diálogo e o respeito mútuo entre todas as partes envolvidas”.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Parauapebas

Leia mais notícias de Parauapebas. Clique aqui!

Últimas Notícias