A campanha do Dezembro Vermelho de 2025 no Brasil marca os 40 anos da resposta nacional à Aids. O 12º mês do ano é dedicado à conscientização sobre o HIV e a Aids, reforçando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do combate ao preconceito. O país tem 960 mil pessoas vivendo com HIV, segundo o Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Xinguara, no sul do Pará, já deu início à campanha Dezembro Vermelho, realizada através da Secretaria Municipal de Saúde. Na noite de segunda-feira, 1º, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, foi realizada a primeira ação da campanha, na Unidade de Saúde Marajoara 1.
Na ocasião, foram oferecidos testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, aconselhamento pós-teste, roda de conversa sobre planejamento familiar e distribuição de preservativos.
Veja também:
- Episódio final de Stranger Things terá duas horas, veja
- Natal Encantado chega à 16ª edição com 9 dias de celebração
- Estudantes de Marabá são premiados em concurso da Samsung, veja
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as ações serão realizadas em outros setores da cidade. O objetivo é reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico e do cuidado com a saúde, derrubando o preconceito, uma das maiores barreiras enfrentadas pelos portadores do vírus HIV. O teste rápido de HIV é gratuito no SUS e oferece resultado em até 30 minutos.
O uso contínuo da Terapia Antirretroviral (TARV) permite que pessoas vivendo com HIV tenham uma vida saudável e de qualidade. A medicação reduz a carga viral a níveis indetectáveis, o que, além de proteger o sistema imunológico do indivíduo, também impede a transmissão do vírus a outras pessoas.
O HIV é o vírus que ataca o sistema imunológico; se não for tratado, pode evoluir para a AIDS, que é o estágio avançado da condição. A cor vermelha e o laço simbolizam a solidariedade e o compromisso na luta contra a doença.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar