plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
COMBATE A CRIMES AMBIENTAIS

Operação conjunta resgata aves silvestres criadas ilegalmente em áreas de preservação

Fiscalização da Semma e Guarda Municipal apreendeu curiós, bigodes e pegas em bairros próximos ao Parque do Murumuru

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Operação conjunta resgata aves silvestres criadas ilegalmente em áreas de preservação camera Durante as incursões, as equipes flagraram a criação e captura ilegal de passeriformes | SEMMA

Uma operação de combate a crimes ambientais, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em conjunto com a Guarda Municipal de Marabá (GMM), resultou na apreensão de aves silvestres e gaiolas em diversas frentes de fiscalização na última semana. A ação teve como foco principal os bairros de Morada Nova e o entorno do Parque Ambiental do Murumuru.

Durante as incursões, as equipes flagraram a criação e captura ilegal de passeriformes (pássaros de canto). No total, foram apreendidos:

• 06 Curiós

• 01 Bigode

• 01 Pega

• 08 Gaiolas

De acordo com os agentes de fiscalização, a prática de "passarinheiros" tem se tornado comum nos limites de áreas de proteção ambiental.
📷 De acordo com os agentes de fiscalização, a prática de "passarinheiros" tem se tornado comum nos limites de áreas de proteção ambiental. |SEMMA

Veja também

Monitoramento em Áreas Protegidas

De acordo com os agentes de fiscalização, a prática de "passarinheiros" tem se tornado comum nos limites de áreas de proteção ambiental. Os criadores costumam se posicionar ao redor das reservas para capturar espécimes nativos ou treinar o canto de aves em cativeiro utilizando o ambiente natural, o que causa desequilíbrio no ecossistema local.

A Semma esclarece que a criação de pássaros sem a devida identificação (anilha) e sem a autorização dos órgãos competentes é proibida por lei. A prática se enquadra na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que prevê sanções administrativas e penais para quem mantém animais da fauna silvestre em cativeiro sem licença.

Reabilitação e Soltura

Diferente de casos que envolvem maus-tratos severos ou espécies exóticas, os pássaros apreendidos nesta operação apresentavam condições de saúde estáveis e características de captura recente. Por esse motivo, após a triagem e identificação das espécies, os agentes realizaram a soltura imediata das aves em uma reserva ambiental segura, garantindo o retorno dos animais ao seu habitat natural.

As gaiolas apreendidas foram destruídas pela equipe de fiscalização para evitar a reincidência do crime.

Alerta à População

A Secretaria de Meio Ambiente reforça que a criação ilegal, além de crime, alimenta o tráfico de animais silvestres. A prefeitura orienta que cidadãos que desejam criar aves desse tipo busquem a regularização junto aos órgãos ambientais estaduais ou federais (como o IBAMA), adquirindo animais apenas de criadouros autorizados.

Denúncias de crimes ambientais em Marabá podem ser feitas diretamente à Semma ou por meio do canal de denúncias da Guarda Municipal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias