Uma operação de fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), realizada na última quarta-feira (24), resultou na apreensão de um veículo tipo ambulância avaliado em R$ 398 mil. A ação ocorreu no posto fiscal localizado no KM 09 da rodovia Transamazônica (BR-230), em Marabá, no sudeste do Pará.
De acordo com a Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito de Carajás, o veículo havia saído do município de Resende (RJ) e tinha como destino final a cidade de Belterra, na região oeste do Pará.
Veja também
- Veja: homem é executado a tiros em kitnet na madrugada de Natal
- PRF captura foragido da Justiça em abordagem a carro de luxo na BR-230
- Homem embriagado é preso com moto roubada após causar acidente em Marabá
Irregularidade no ICMS
A irregularidade foi detectada durante a conferência documental. O coordenador fazendário Cicinato Oliveira explicou que a equipe constatou a ausência do recolhimento do Difal (Diferencial de Alíquota do ICMS).
"A análise nos sistemas da Sefa mostrou que não houve o pagamento do imposto correspondente à diferença entre as alíquotas interna e interestadual. Como a ambulância era destinada a um consumidor final não contribuinte no Pará, o recolhimento é obrigatório conforme a legislação vigente", detalhou o coordenador.
Regularização e Liberação
Em razão da pendência, a Sefa lavrou um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor total de R$ 27.860,00, montante que engloba tanto o imposto devido quanto a multa aplicada.
Após a lavratura do documento, o responsável efetuou o pagamento integral do valor. Com a situação tributária regularizada perante o fisco estadual, o veículo foi liberado para seguir viagem até o destino final.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar