plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SENADO FEDERAL APROVOU

General que comandou Brigada em Marabá é agora ministro do STM

Indicado pela Presidência da República, General Anísio David teve passagem por Marabá e ocupará uma das vagas destinadas ao Exército Brasileiro

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia General que comandou Brigada em Marabá é agora ministro do STM camera General Anísio David de Oliveira Júnior passará a integrar o STM e ingressou no Exército há mais de 40 anos | Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Plenário do Senado Federal aprovou na última quarta-feira, 12 de novembro, a indicação do General de Exército Anísio David de Oliveira Júnior para o cargo de ministro vitalício do Superior Tribunal Militar (STM). A nomeação, enviada pela Presidência da República, foi confirmada por ampla maioria, com placar de 53 votos favoráveis e apenas 1 contrário.

Antes de ser submetido à votação no Plenário, o general passou por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O relator da indicação foi o Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que elogiou a trajetória do militar.

Durante a sessão, Mourão destacou a "liderança, capacidade militar e a forma como sempre tratou pares, superiores e subordinados" do indicado, classificando-o como "um homem de honra". O relator ressaltou que a escolha de Anísio David, o oficial-general mais antigo do Exército, cumpre um rito tradicional dentro das Forças Armadas, onde a antiguidade é valorizada.

Veja também:

Vínculo com Marabá

Em seu discurso na cerimônia de posse, o novo ministro relembrou sua passagem pelo estado do Pará. O General Anísio David comandou a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, em Marabá, entre setembro de 2014 e agosto de 2016, logo após ser promovido a General de Brigada.

Durante a sessão, Mourão destacou a "liderança, capacidade militar e a forma como sempre tratou pares, superiores e subordinados" do indicado, classificando-o como "um homem de honra".
📷 Durante a sessão, Mourão destacou a "liderança, capacidade militar e a forma como sempre tratou pares, superiores e subordinados" do indicado, classificando-o como "um homem de honra". |Edilson Rodrigues/Agência Senado

"Como general de brigada, comandei a vigésima terceira brigada de infantaria de Selva em Marabá, no estado do Pará," destacou. Sua gestão na cidade foi marcada por uma ampla relação com a sociedade civil local. O ministro também mencionou ter gerido orçamentos expressivos em cargos anteriores, como a Subchefia de Estado Maior de Planejamento Estratégico do Exército, o que lhe proporcionou experiência com a alta administração.

“Em seguida, estive à frente da subchefia de Estado Maior que trata de planejamento estratégia do exército. Integrei também o comando de operações terrestres conduzindo a chefia de missão de paz, aviação e Inspetoria Geral das Polícias Militares”

Indicado pela Presidência da República, General de Exército Anísio David de Oliveira Júnior teve passagem por Marabá e ocupará uma das vagas destinadas ao Exército Brasileiro na mais alta corte da Justiça Militar da União. Dol Carajás 02

“Foram atribuições que me permitiram gerir orçamentos expressivos, desenvolvendo experiência no trato com a alta administração e na condução de de estratégias para o exército e para as forças auxiliares. O oficial general de brilhante Carreira”, disse em seu discurso.

As Vagas no STM

Juntamente com Anísio David, o Senado aprovou a indicação do General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa para preencher outra vaga no STM. Eles ocuparão as posições deixadas pelos ministros aposentados Marco Antônio de Farias e Odilson Sampaio Benzi.

História

O General Anísio David, natural de Fortaleza (CE), ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1981 e possui mais de 40 anos de carreira, incluindo passagens por comandos estratégicos e formação com bacharelado, mestrado e doutorado em Ciências Militares. Desde 2022, ocupava a chefia do Departamento de Engenharia e Construção do Exército.

O Superior Tribunal Militar (STM) é a instância máxima da Justiça Militar da União e é composto por 15 ministros vitalícios, sendo dez militares e cinco civis.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias