
A Câmara Municipal de Marabá realizou, na manhã desta quinta-feira (04), uma sessão solene em homenagem aos sete anos de criação do 34º Batalhão da Polícia Militar (BPM). O evento, alusivo ao sétimo aniversário do 34ª (BPM), comemorado em 28 de agosto, contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas o presidente da Câmara, vereador Wilker Moraes, e o comandante da unidade, coronel Cojac.
Importância para a região
Na ocasião, o vereador Wilker Moraes destacou o papel fundamental do 34º BPM na segurança da cidade.
“O 34º Batalhão é muito importante para nossa cidade. Lembro que, após o assalto à Norsergel, a população exigiu mais policiamento para o núcleo Cidade Nova. Hoje, vemos a criminalidade reduzindo e a presença efetiva da PM tanto na área urbana quanto na zona rural”, ressaltou.
Veja também:
- Roda Hans oferece diagnóstico precoce de hanseníase em Marabá
- Minha Casa, Minha Vida chega a mais famílias no Pará
- Projeto gratuito leva oficinas e espetáculo circense a Parauapebas
Criado em 2018, o batalhão iniciou suas atividades em sede provisória, sendo transferido em 2019 para as atuais instalações cedidas pela Infraero. Atualmente, a unidade conta com cerca de 130 policiais militares, que atuam de forma permanente no núcleo Cidade Nova e em comunidades rurais como Brejo do Meio, Vila Santa Fé, Capistrano de Abreu e Vila União.
Premiações e reconhecimento
Durante a solenidade, o coronel Kojak ressaltou que os sete anos de atuação representam um marco na história da segurança pública local. Ele também destacou o sistema de ranking de meritocracia, que mensalmente reconhece policiais com maior desempenho em prisões e apreensões.

Um dos destaques da cerimônia foi a entrega do Prêmio Tenente Campos, patrono da unidade, ao cabo Dias, eleito policial do ano entre setembro de 2024 e agosto de 2025.
“Essa premiação representa o trabalho coletivo de todos os policiais do 34º. Fico feliz pelo reconhecimento, mas sei que ninguém faz nada sozinho. Este prêmio é de toda a tropa, que se dedica diariamente para garantir a segurança da população marabaense”, afirmou o cabo.
Compromisso com a comunidade
Para o coronel Cojac, a homenagem simboliza o esforço conjunto da tropa e o fortalecimento da relação entre a Polícia Militar e a sociedade.
“Cada ano celebramos não apenas o aniversário do batalhão, mas também a dedicação de nossos policiais, que se tornam inspiração para os demais. O compromisso é continuar aprimorando a segurança em prol da comunidade”, completou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar