plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MAIO AMARELO

Palestras reforçam direção defensiva para evitar acidentes

Hospital Regional de Marabá participa de campanha “Maio Amarelo” e reforça que a direção defensiva precisa fazer parte da conduta dos motoristas e motociclistas a fim de se evitar acidentes

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Palestras reforçam direção defensiva para evitar acidentes camera Quase 4 mil acidentes aconteceram em Marabá em um período de um ano, segundo dados do Samu | Reprodução

Marabá recebeu no último mês de abril uma audiência pública organizada pelo Ministério Público Estadual, e realizada na Câmara Municipal, a respeito das ações de prevenção de trânsito do “Maio Amarelo” na cidade.

Na ocasião, o Samu, que participou do evento, divulgou que 3.940 acidentes foram registrados em Marabá dentro de apenas um ano. A PRF contabilizou nas rodovias federais da região (BR’s 230, 222 e 155), 40 mortes no mesmo período. A média é de 270 acidentes por mês em Marabá.

Pensando nisso, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) realizou, na última quinta-feira (16), uma série de palestras dedicadas à prevenção de acidentes no trânsito, pelo 'Maio Amarelo', para conscientizar a população sobre a importância da segurança viária. A iniciativa voltada aos pacientes estimulou a adoção de comportamentos seguros no tráfego.

Veja também:

Joana Silva, moradora de Marabá, foi encaminhada para consulta com ortopedista na unidade do Governo do Pará, após um acidente de moto que a fez refletir sobre sua postura em relação à segurança viária. “Sempre respeitei as regras de trânsito, mas um carro me fechou e caí da moto, machucando a perna. Graças a Deus, não foi grave. Vou redobrar minha atenção e praticar direção defensiva. O Regional esta de parabéns por estimular a prevenção no trânsito”, destacou.

A iniciativa integra o projeto da unidade “Saúde em Foco”, que dissemina informações sobre saúde e bem-estar a sociedade. Organizadas pelo serviço de humanização as palestras, enfatizaram a importância do respeito às leis de trânsito, da correta utilização dos equipamentos de segurança, como capacetes e cintos de segurança, e da conscientização sobre os perigos do consumo de álcool e outras substâncias ao conduzir um veículo. Essas medidas são essenciais para preservar vidas.

Flávio Marconsini, diretor-executivo do hospital, destacou que a iniciativa é uma ótima oportunidade para alertar a sociedade sobre os perigos dos acidentes no trânsito. “Somos referência em casos graves de acidentes de trânsito. Recebemos quase diariamente inúmeros casos que poderiam ter sido evitados. Estamos comprometidos em não só tratar, mas também em prevenir essas tragédias. Juntos, podemos fazer a diferença e salvar vidas”, enfatizou o profissional.

As palestras também incluíram atividades cênicas nas quais membros da comissão de humanização do hospital se caracterizaram com hematomas e feridas simuladas, com o intuito de demonstrar os impactos dos acidentes de trânsito no corpo humano.

A iniciativa do Hospital Regional é voltada aos pacientes e estimulou a adoção de comportamentos seguros no tráfego.
📷 A iniciativa do Hospital Regional é voltada aos pacientes e estimulou a adoção de comportamentos seguros no tráfego. |Divulgação

Maria Oliveira, outra paciente presente nas palestras, compartilhou sua perspectiva sobre a iniciativa. “Como pedestre, sempre achei que acidentes aconteciam mais com motoristas, mas as palestras me mostraram que todos nós estamos sujeitos a esses perigos. Vou levar essas informações para minha família, para que todos ajam de forma mais responsável no trânsito”, explicou.

A unidade de saúde pública do Governo do Pará, é gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O Hospital Regional em Marabá é reconhecido como um centro de atendimento às vítimas de graves de acidentes de trânsito. Com um setor de Urgência e Emergência equipado e uma equipe qualificada, a instituição garante, na região de Carajás, os primeiros socorros às vítimas assegurando atendimento rápido e eficaz.

A instituição também dispõe de médicos especializados e unidade de Terapia Intensiva (UTI), fundamentais para estabilização e recuperação de pacientes, oferecendo cuidados intensivos e monitoramento contínuo. Além disso, conta com centro de reabilitação, onde aqueles que apresentam sequelas após a alta hospitalar podem dar continuidade ao tratamento, visando à completa recuperação.

Direção Defensiva

  • A direção defensiva consiste em uma série de técnicas e metodologias utilizadas pelos motoristas para se deslocar com cuidado e segurança pelas vias, prezando pela integridade do próprio veículo e dos outros veículos presentes nelas.
  • O conceito de direção defensiva, de acordo com o manual do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), é a possibilidade de um condutor reconhecer de maneira antecipada situações de perigo, prever suas consequências e tomar decisões que protejam os ocupantes do veículo e os demais usuários das vias.
  • Essas práticas, também chamadas de direção preventiva, são conhecidas como a melhor maneira de dirigir, pois elas aumentam a segurança quando um motorista está conduzindo um veículo.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias