plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SUSTENTABILIDADE

Festival Dança Carajás vai plantar 600 mudas em Parauapebas

A doença está afetando, neste momento, mais homens gays e bissexuais (98% do total).

Imagem ilustrativa da notícia Festival Dança Carajás vai plantar 600 mudas em Parauapebas camera Divulgação

O Dança Carajás Festival vai plantar 600 mudas de árvores em Parauapebas, no sudeste paraense. Essa é a primeira vez que um festival promove uma ação como esta na região. A iniciativa é para reduzir a emissão de carbono, o principal gás do efeito estufa.

As mudas serão plantadas pelos participantes do festival, durante a realização do evento. A campanha, chamada EcoPassos, ativa um dos pilares mais importantes do festival: a responsabilidade ambiental e preservação do ecossistema.

A EcoPassos é uma parceria do Dança Carajás com o Instituto de Agroecologia Latino Americano Amazônico, o IALA, que disponibilizou as mudas e o espaço para a restauração do meio ambiente.

Todas as mudas serão de espécies do bioma amazônico, entre elas, Andiroba, Copaíba e Castanheira. Elas receberão o nome de cada participante do festival, que poderão voltar e acompanhar o crescimento da árvore, gerando assim, uma responsabilidade mútua, fazendo com que esses participantes se tornem multiplicadores da preservação ambiental.

Serão 600 mudas que ao se tornarem árvores vão absorver o gás carbônico e liberar oxigênio. Cada muda plantada tem um papel fundamental no ciclo da chuva, pela manutenção da umidade.

" O planeta grita por socorro. Vivemos em um momento em que todos precisamos agir para reduzir os impactos das mudanças climáticas, que já podem ser sentidos na pele, principalmente dos mais pobres. E a arte tem esse poder de transformação e de conscientização. Essa parceria com o IALA reflete nossa dedicação em minimizar o impacto ambiental do nosso evento, ao mesmo tempo em que contribuímos para a preservação e restauração do ecossistema amazônico", explicou o diretor geral do festival, Jarbas Alves.

A iniciativa não apenas ajuda a mitigar a pegada de carbono do festival, mas também promove a conscientização ambiental e o engajamento comunitário. Os participantes do Dança Carajás terão a oportunidade de contribuir diretamente para os esforços de conservação ambiental por meio de sua participação nas atividades de plantio de árvores.

"Estamos satisfeitos em colaborar com o Dança Carajás nesta iniciativa significativa, que marca um passo importante na indústria de festivais de dança", disse o presidente do IALA, Ivagno Silva.

Sobre o Festival Dança Carajás

A primeira edição do evento foi realizada em setembro de 2023, no município de Parauapebas. Durante quatro dias, 426 bailarinos, dançarinos e coreógrafos participaram de forma gratuita do evento, que permitiu um intercâmbio com profissionais renomados da dança, entre eles: Fábio Alcantara, Adriana Assaf, Jhean Allex, Gui Negão e Rose Monteiro, que ministraram whorkshops para os participantes.

Os profissionais também foram jurados da mostra competitiva, que distribuiu R$ 15 mil reais em prêmios, além de bolsas de estudo no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) e no exterior (Buenos Aires e Bariloche - Argentina). O Festival também tem cunho social e distribuiu 609 latas de leite em pó, para mulheres atendidas no CTA de Parauapebas, que vivem com o vírus do HIV e não podem amamentar seus filhos recém-nascidos.

Em fevereiro de 2024, o festival levou cinco bailarinos para um intercâmbio em Buenos Aires, Bariloche e Lago Puelo, na Argentino. A bolsa garantiu hospedagem, alimentação, transporte aéreo, e locomoção para os bolsistas. Todo o intercâmbio foi gravado e vai se tornar um documentário chamado "Dançando Além das Fronteiras", que será lançando no final do primeiro semestre.

Sobre o IALA

O Instituto de Agroecologia Latino Americano Amazônico (IALA), denominado também de IALA Amazônico, se insere na perspectiva desenhada pela Via Campesina em constituir uma rede de escolas (conhecidos por Institutos) de Agroecologia na América do Sul. No âmbito dessas discussões, além do IALA Amazônico (fundado em 2009), foram criados a ELAA no Paraná (2005); o IALA Paulo Freire na Venezuela (2006) e o IALA Guarani no Paraguai (2008).

O Festival Dança Carajás será realizado entre os dias 16 e 20 de outubro de 2024, em Parauapebas-PA, no Centro Cultural da Cidade. Para mais informações sobre o evento e suas iniciativas de sustentabilidade, visite https://dancacarajas.com.br/ e siga as novidades no Instagram: @dancacarajas

Dúvidas também podem ser tiradas pelo telefone: (94) 99236-4397 (JA Produções Artisticas); e pelo email: [email protected]

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias