Após 13 anos de funcionamento, o Disque Denúncia do Sudeste do Pará anunciou nesta segunda-feira (30) o encerramento das atividades. A central atendia 39 municípios da região.
O comunicado encerrando as atividades foi divulgado na tarde desta segunda-feira. “Encerramos todas as atividades vinculadas aos serviços de utilidade pública Disque Denúncia, Linha Verde, Desaparecidos e Procurados nos 39 municípios da mesorregião paraense”, afirma trecho da nota.
Os serviços eram mantidos com recursos financeiros oriundos exclusivamente do orçamento próprio do Instituto Evereste desde dezembro de 2022, iniciativa que rendeu, inclusive, a concessão de título de utilidade pública na cidade de Marabá (Lei Municipal 18.181/2023), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade, em especial às ações de apoio à segurança pública e de combate à violência no sudeste do Pará.
Conteúdos relacionados:
- Disque Denúncia lança nova plataforma de atendimento
- Poluição sonora foi a campeã de denúncias em janeiro de 2022
Todavia, os altos custos envolvidos com pagamento de prestadores de serviços, ferramentas tecnológicas e funcionários inviabilizam a manutenção de tais serviços sem outras fontes alternativas de financiamento dos mesmos.
Disque Denúncia
A Central de atendimento do Disque Denúncia do Sudeste do Pará, funcionava anexa ao prédio do 4º Batalhão de Polícia Militar na Nova Marabá. Os relatos recebidos na central através das ligações anônimas eram repassados às autoridades competentes com rapidez e eficácia.
O Disque Denúncia era um canal de exercício da cidadania e de integração entre a população e as autoridades de segurança pública, produzindo grandes campanhas de mobilização social para ajudar a solucionar problemas que afligiam pessoas, comunidades, bairros e cidades. O anúncio do encerramento pegou todos de surpresa, devido ao excelente serviço prestado pela central ao longo desses anos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar