Uma bebê de 11 meses foi salva por policiais militares após sofrer uma convulsão na manhã desta segunda-feira (21), em Marabá, sudeste do estado. Os agentes foram abordados pela mãe da criança pedindo socorro.
Os militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) realizavam ronda quando por volta de 11h15, no Km 360 da rodovia PA 150, às proximidades da Vila Sarandi, foram abordados pela mãe da criança, que estava desesperada com a filha desacordada.
O soldado De Lima, então, pegou a criança que havia se engasgado com a própria saliva durante a convulsão e aplicou a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros. Após realizarem os primeiros socorros, a criança foi encaminhada pela viatura policial para o posto de saúde mais próximo, em Morada Nova.
Em seguida, ela foi encaminhada em uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) para o Hospital Municipal de Marabá, onde está internada na Ala Pediátrica. A criança deu entrada apresentando febre alta e diarreia.
VEJA O VÍDEO DO MOMENTO DO SALVAMENTO!
LEIA TAMBÉM:
+ Família diz que prefeitura permitiu Vale invadir seu terreno
+ Vídeo: PM’s de Marabá recebem simulador virtual de tiro
+ Falta de transporte escolar prejudica centenas de estudantes
Manobra de Heimlich
Os policiais usaram a manobra de Heimlich, que é um procedimento de primeiros socorros que alivia a asfixia por obstrução das vias respiratórias.
•A orientação de especialistas é que, em casos de engasgos, é necessário observar se há algo que esteja obstruindo a respiração e possa ser retirado. Não sendo possível, a orientação é deixar o bebê ou a criança de bruços e fazer a manobra até que o alimento ou objeto do engasgo seja expelido.
•No caso de bebês, é necessário usar uma mão para segurar o bebê e apoiar sobre a perna. Segurar a boca até ficar meio aberta e fazer cinco compressões firmes contra o dorso. Bater nas costas.
•No caso das crianças maiores e adultos, deve-se abraçar a vítima por trás, posicionando as mãos na região superior do abdômen, entre o umbigo e a caixa torácica, puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar