Marabá, na região de integração de Carajás, foi o primeiro município em 2023 a receber a oficina de “Formação de facilitadores de planejamento dos conselhos municipais de turismo da região de Carajás” nos últimos dias 30 e 31 de maio.
Promovida pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a capacitação é uma das ações dos 8 Eixos de Atuação do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e foi direcionada aos representantes de conselhos municipais, técnicos e dirigentes da gestão pública municipal de turismo, com foco na elaboração de um plano de trabalho para a ação dos Conselhos Municipais de Turismo.
“O Programa de Regionalização do Turismo foi criado pelo Ministério do Turismo e propõe o desenvolvimento da atividade turística com foco no planejamento coordenado e participativo, integrando os diferentes atores públicos, privados e da sociedade civil", analisou o secretário adjunto da Setur, Lucas Vieira.
"O objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no país. A meta é que os municípios paraenses das regiões turísticas estejam presentes no sistema nacional de turismo, por meio da inserção no Mapa Brasileiro de Turismo”, declarou.
Veja também:
Apenas Balão Marabá não deve jogar contra a Tuna no domingo
Vídeo: meninos são flagrados 'morcegando' carreta na BR-158
Polícia prende casal 'acostumado' a arrombar residências
A atividade foi conduzida pelo coordenador do Programa de Regionalização do Turismo no estado do Pará, Cléber Gomes, e pela técnica em turismo da Gerência de Estruturação dos Destinos Turísticos, Edmê Cunha, para interlocutores dos 12 municípios da região turística de Carajás: Bom Jesus do Tocantins, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Palestina do Pará, São Geraldo do Araguaia, Piçarra, Marabá, Parauapebas, Canaã do Carajás, Curionópolis e Eldorado dos Carajás.
Os Conselhos Municipais de Turismo são compostos por representantes do poder público e da sociedade civil, responsáveis por auxiliar no desenvolvimento, implementação e monitoramento de políticas, programas e projetos relacionados ao turismo local.
No contexto do Programa de Regionalização do Turismo, os conselhos municipais atuam como pontes entre as ações e estratégias do PRT e as realidades específicas de cada município, permitindo a troca de informações, experiências e boas práticas entre os diversos destinos turísticos dentro de uma região, considerando as demandas e potencialidades de cada município.
Os municípios de Vitória do Xingu, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção, Itaituba, Curuçá, Belterra, Capanema, Tomé-Açu, Salinópolis e Paragominas receberão as próximas oficinas ao longo de 2023.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar