Iniciativas de segurança pública têm contribuído para o controle e a baixa nos índices de violência do estado do Pará. Essas iniciativas incluem estruturas de monitoramento das cidades, que incluem tecnologia e equipamentos.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), entrega em breve o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Marabá, sudeste do estado.
A parte estrutural da obra está concluída, faltando apenas a fase de acabamento com ajustes nas instalações elétricas e a chegada de parte da mobília.
Conforme o coronel Benedito Sabbá, gerente do Núcleo Integrado de Operação (Niop)- Unidade Marabá, a Senasp contribuiu com a parte material e o governo do Estado com a reconstrução do prédio.
“O objetivo do CICC é trabalhar em eventos extraordinários. Hoje, dentro do Niop, temos dois tipos de ocorrência, ordinária (que são as do dia a dia), onde se incluem furtos e roubos, violência doméstica, acidentes de trânsito; e os eventos extraordinários com data fixa como o Carnaval, Enem, Eleições, Expoama, um descarrilamento de trem, por exemplo", explica o coronel Sabbá.
"Então, precisa-se unir num só local, todos os atores responsáveis para atender esse tipo de evento”, declara acrescentando que, em termos de Segurança Pública, quanto menos tempo levar para atender a população, melhor para todos.
O prédio que passou por reconstrução é o mesmo onde funcionava o Niop, onde houve modificações em sua estrutura, tornando-o ainda mais amplo. “A estrutura anterior, possuía muitas divisórias, sala de descanso, uma copa um pouco maior que a atual e a parte administrativa: sala do gerente, sala de recursos humanos. Essas salas foram eliminadas para se tornarem adequadas no CICC", disse.
Veja também:
Foragido de Goiás é capturado no centro de cidade do Pará
Comando Militar do Norte lança campanha de doação de sangue
Vídeo: Marabá já tem 1.526 famílias afetadas pela enchente
"Futuramente, a Secretaria de Segurança Pública irá construir um novo prédio ao lado desse prédio atual, para a parte administrativa, onde terão alojamentos, refeitórios, sala do gerente e sala para a Prodepa, parceiro do CICC, com construção prevista para este ano”, complementa o gerente do Niop.
A OBRA
A reconstrução contou com materiais de primeira linha, piso em porcelanato, iluminação embutida em led, forro em gesso. O CICC possui duas salas amplas, banheiros e copa.
A previsão de funcionamento é para logo após a entrega, onde irão atuar além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Segurança Patrimonial, DMTU (Departamento Municipal de Trânsito Urbano), Guarda Municipal e Polícia Civil.
A previsão é trazer o Disque Denúncia e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e todos os outros órgãos existentes de Segurança Pública para o CICC.
O secretário regional de governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, ressalta que a Secretaria está acompanhando mais uma ação do governo do estado, na proteção dos cidadãos das regiões sul e sudeste.
Com a instalação em Marabá do Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança Pública em um só local, com todos os órgãos de segurança representados. “Sem dúvida nenhuma proporcionará uma agilidade ímpar, no que diz respeito aos eventos extraordinários, em especial, nessa parceria do governo do Estado com o governo federal, ajudando a dar mais agilidade às ações em favor do cidadão marabaense e região", declarou.
"A Secretaria Regional acompanha e festeja mais esse ponto fundamental do governo do Pará em favor da segurança pública dos cidadãos”, destaca João Chamon Neto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar