A frota de Marabá, no sudeste do estado, chegou a 139.540 veículos. Com tantos automóveis e motocicletas circulando, o tráfego acaba sobrecarregando as duas pontes sobre o Itacaiúnas, principal elo entre a Cidade Nova e a Nova Marabá.
Para melhorar o trânsito e facilitar o escoamento da produção de toda a região, o município vai ganhar uma terceira ponte sobre o Rio Itacaiúnas, com 518,5 metros de extensão.
Na última segunda-feira (13) foi dado início o processo licitatório para contratação de empresa (ou consórcio de empresas) para construção da tão espera ponte. Atualmente, o trânsito na única ponte que faz a ligação entre os dois bairros está cada vez pior, não sendo mais somente em horários de pico.
Ao todo, três consórcios de empresas se habilitaram para concorrer à licitação: Consórcio Marabá-Rio Tocantins, com as empresas Rivole Construtora Ltda e ainda a Construtora Bridge Ltda; Consórcio Ponte Itacaiunas, com a composição da Construtora AGaspar S.A. e a Arteleste Construtora Ltda; e Consórcio PFS-Nova Ponte Itacaiunas, formado por três empresas: Paulitec, a FN Sondagens Fundações e Obras Especiais e a SPE Engenharia.
Segundo Fábio Moreira, secretário de Obras de Marabá, essa é a primeira etapa e é somente para apresentação de proposta de habilitação. Já nesta terça-feira (14) a Sevop vai enviar, digitalizada, as três propostas aos interessados, que devem analisar e apontar possíveis falhas dos concorrentes.
“A Secretaria também vai fazer suas análises e observações e, assim, divulgar quem de fato está habilitado para a fase seguinte”, diz Moreira.
As empresas têm cinco dias úteis para aceitar ou não o resultado. Quem estiver habilitado vai apresentar a proposta de preço. “A gente analisa tudo e depois disso, ganha quem tiver menor preço”.
A previsão é que até o final do mês de março ocorra a sessão para apresentação de proposta de preço. Contudo, Fábio ressalta que tudo vai depender dos recursos, que devem ser avaliados em até quatro dias
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De acordo com informações, já divulgadas pela Secretaria de Obras de Marabá, o custo da nova ponte do Rio Itacaiúnas está em torno de R$ 110 milhões.
A Rivole Construtora Ltda é uma empresa de construção civil de Cuiabá, no Mato Grosso. Sua consorciada, a Construtora Bridge Ltda, também é do Mato Grosso, mas de Ribeirão Cascalheira.
A Construtora AGaspar S.A. é uma velha conhecida no Pará. Ela é do Rio Grande do Norte, mas atuou na reconstrução da Ponte União, na Alça Viária, próximo a Belém. Ela está associada à empresa paranaense Arteleste Construções, de São José dos Pinhais.
Pelo Consórcio PFS-Nova Ponte Itacaiunas, a paulista Paulitec tem mais de 40 anos de experiência na construção civil, tendo, inclusive, atuado na construção da Ponte do Rio Guamá, também na Alça Viária. A FN Sondagens Fundações e Obras Especiais também tem longa experiência em obras especiais em logística e serviços geotécnicos, com escritórios em Belém, São Luís, Manaus, Barueri e Belo Horizonte. Por fim, a SPE Engenharia, que é de Ananindeua, empresa especializada na construção de pontes em concreto armado pré-moldado para solução de transposição de rios e igarapés.
Agora é aguardar as análises e ver quem fatura os mais de R$ 100 milhões para a construção da ponte.
Obra
A obra é viabilizada por meio de um convênio entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e a Prefeitura de Marabá.
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