Marabá, no sudeste do estado, terá quatro dias de programação de Carnaval em 2023. A festa ocorrerá de 18 a 21 de fevereiro, com uma mistura de ritmos, arrastão de blocos e shows.
Na segunda-feira, dia 20 de fevereiro, a folia será no estacionamento da Feira da Folha 28, com o bloco de Carnaval Vai Quem Quer, que em 2023 completa 40 anos de existência. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Liga Carnavalesca de Marabá (LICAM).
O bloco surgiu na Folha 28 como uma brincadeira entre amigos. Ao longo dos anos, cresceu e se tornou um dos mais tradicionais da cidade.
“Hoje estamos com essa parceria com a prefeitura para fazer essa grande festa do carnaval marabaense. Normalmente, reunimos em torno de 12 a 15 mil pessoas aqui nesse estacionamento, mas esse ano tem uma atração de Belém, a Fruto Sensual, que deve atrair ainda mais gente”, explica Antônio Carlos Vasconcelos, o Tampinha, um dos fundadores do bloco.
“O que a gente pede é que o pessoal vá ao arrastão a pé, não de carro, que venha para se divertir porque vai ser um evento grandioso”, reitera.
O arrastão do Vai Quem Quer inicia às 16h saindo da Folha 28 e passando pelas Folhas 27, 21 e 20, com parada final no estacionamento da Feira para o início dos shows.
Veja também:
Marabá vai sediar em abril Festival 'Tempero de Origem'
Municípios tem boa geração de empregos, mas saldo é negativo
Atrações
A primeira atração será a banda Negra Melodia, de Marabá, que já tem 14 anos de estrada e surgiu quando os integrantes, a cantora Jane Martins e o cantor e guitarrista Marcelo Melo, cursavam Ciências Sociais na então Universidade Federal do Pará (UFPA), hoje Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
O nome da banda faz referência a uma das festas temáticas realizadas nessa época da faculdade e se deve também ao fato de cantarem gêneros musicais com influências africanas como reggae, axé, samba e rock, por exemplo.
Nesse período de estrada, a banda lançou um EP com músicas autorais autointitulado (Negra Melodia) e outro dentro de um projeto musical com outros artistas, chamado Fé no Canto.
Para Jane Martins o carnaval é uma das maiores festas principalmente porque ela é do lugar onde nasceu o axé, a Bahia. A cantora adianta um pouco do repertório que vai compor a apresentação no dia 20.
“Tem muito axé, Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Asa de Águia, tem umas surpresas que estamos guardando, tem músicas novas e algumas músicas antigas para a gente relembrar outros carnavais”, revela.
“A expectativa está muito grande. O bloco Vai Quem Quer é um dos maiores blocos da cidade e a gente está com um repertório maravilhoso. Muito reggae, muito samba, muito axé, muita coisa boa que a gente vai trazer para esse público e eu espero que a galera goste muito”, complementa Marcelo Melo.
Quem vai fechar a noite do dia 20 será o DJ Renison VIP, que vai envolver o público em uma atmosfera de aparelhagem com muita música paraense. “A gente toca tudo, a cultura do estado, nosso tecnomelody. Aceitei esse desafio de transmitir essa emoção que é a cultura do nosso estado do Pará, para fazer a animação do carnaval marabaense. Foram dois anos sem o carnaval. Vai ser uma emoção muito grande”, comenta o DJ, que já tem 17 anos de carreira.
Ainda na segunda-feira, dia 20, a programação contará com apresentações do cantor Luizinho Swing e da banda de tecnobrega Fruto Sensual. Tudo a partir das 18 horas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar