A movimentação do transporte de passageiros em Marabá no sudeste paraense está bem tranquila neste dia de votação do segundo turno das eleições gerais 2022. A prefeitura municipal de Marabá emitiu, no último dia 24 de outubro, um decreto determinado a suspensão da cobrança da tarifa do transporte coletivo para a votação deste domingo (30).
A suspensão estabelecida no decreto se aplica a todos os usuários do transporte municipal de passageiros que acessarem os terminais e estações, além dos pontos de parada de ônibus, no período das 06h às 19h, do dia 30 de outubro de 2022. Os ônibus em Marabá estão com a identificação na bandeira, "A serviço da Justiça Eleitoral".
Diferente de outros centros urbanos e de outras cidades, a maioria dos eleitores de Marabá vota em seu próprio bairro ou núcleo, resultando em pouca procura pelo serviço gratuito. Entretanto, ainda se encontra pessoas indo votar em outros bairros, como no caso de um senhor que mora na Folha 28 e que estava indo votar no Novo Horizonte, distante cerca de 7 quilômetros.
Veja também:
Votação do 2º turno já se encerrou na Ásia e na Oceania
Movimentação tranquila nas primeiras horas do segundo turno
PRF apreende R$ 22 mil e prende dois por crime eleitoral
Outra jovem também estava indo da Nova Marabá para o bairro Belo Horizonte, necessitando, portanto, do transporte coletivo. Eles informaram à reportagem que gostaram da iniciativa de não pagar passagem para ir votar neste domingo.
A nível estadual os eleitores também tem a garantia de ir votar em outros municípios utilizando o transporte interestadual.
INTERMUNICIPAL
O Governo do Pará autorizou, por meio do Decreto nº 2.695/2022, o uso gratuito de transporte intermunicipal rodoviário e fluvial para o eleitor que vota em um município diferente de onde mora, desde que comprove a identidade e o local de votação com título impresso ou digital, para garantir o deslocamento gratuito. A medida segue decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
A movimentação no terminal rodoviário da Folha 32 Nova Marabá, um dos mais movimentados da cidade, (Marabá tem outro na BR-222), também se mantém bem tranqüila. Seu Pedro e dona Valdelita estavam indo para o município de Tailândia, distante cerca de 295 quilômetros, em média com quatro horas de viagem, e esperam chegar para votar lá até pelo menos 15h.
Outra que conseguiu a passagem gratuita, é uma jovem de nome Joelma que é de Marabá, conseguiu um emprego em Belém (distante cerca de 500 quilômetros), estava lá na capital e chegou em Marabá por volta de 7h30 da manhã. Ela já exerceu o papel de cidadã, votou, e já está voltando para a capital paraense. Ela agradeceu poder utilizar gratuitamente do benefício, economizando cerca de R$ 360 (o preço da passagem de ida e volta de Marabá para Belém). (Com informações de Elioenay Brasil, da RBATV)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar