plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MARABÁ

Hemopa faz campanha de doação neste sábado no shopping

No próximo sábado dia (8), das 12h às 19h, o Partage Shopping Marabá e o Hemopa realizam mais uma campanha de doação voluntária de sangue

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Hemopa faz campanha de doação neste sábado no shopping camera Campanha de doação vai acontecer no sábado (8) no Shopping Partage Marabá | Divulgação

As campanhas de doação de sangue continuam salvando as vidas de muitos brasileiros. Realizadas pelos Hemopas, o incentivo a doação de sangue tem correspondido às expectativas mas ainda assim é preciso sempre manter os estoques de bolsas de sangue, que acabam rapidamente.

Por isso, no próximo sábado dia (8), das 12h às 19h, o Partage Shopping Marabá e o Hemocentro Regional de Marabá (Hemopa) realizam mais uma campanha de doação voluntária de sangue. O espaço para doações será montado no piso L4 do centro de compras.

Durante a última campanha, foram coletadas 66 bolsas e o objetivo do próximo dia 08, sábado, é de duplicar essa doação.

A campanha se revela importante porque o Hemopa de Marabá recebe por mês o equivalente a 700 a 850 bolsas de sangue. Mas, em alguns períodos, essa quantidade não é suficiente.

De acordo com a enfermeira Renata Ellen dos Santos, do Hemopa, quem mais necessita de doações de sangue são pacientes de urgência e emergência, de cirurgias eletivas e os casos de hemoglobinopatias (doenças que alteram a produção dos glóbulos vermelhos do sangue).

De forma geral, atualmente o Hemopa mantém o volume suficiente para demanda, porém sempre com a necessidade de reposição. Além disso, os tipos sanguíneos raros, que são os negativos, sempre estão com estoque insuficiente.

Veja também:

Projeto fotográfico destaca beleza de bebês prematuros

Detran Pará alerta para renovação de CNH vencidas na covid

Caixa antecipa pagamento do Auxílio Brasil e Auxílio Gás

O ato da doação de sangue é um gesto simples: demora entre 10 a 12 minutos, no máximo. Primeiramente o doador passa pela recepção, onde é feito o cadastro dos seus dados pessoais. Após isso, ele é direcionado para a sala da triagem, onde passa por uma breve entrevista com o enfermeiro, o qual irá conversar com o doador a respeito da sua saúde e orientá-lo sobre a importância de não omitir informações durante a entrevista.

Após a coleta o doador vai ser acompanhado para o lanche que será fornecido pela instituição
📷 Após a coleta o doador vai ser acompanhado para o lanche que será fornecido pela instituição |Divulgação

Após a triagem, o doador é direcionado para a sala da coleta, onde irá ser feito o processo de retirada de 450 ml de sangue, o que equivale a uma bolsa. Após a coleta o doador vai ser acompanhado para o lanche que será fornecido pela instituição. Depois é só voltar para casa com aquela sensação de dever cumprido.

Atenção: Homens podem doar a cada 60 dias (4 x por ano); já as mulheres podem doar a cada 90 dias (3x por ano).

Veja abaixo os cuidados para doar sangue:

• Peso acima de 50 kg;

• Dormir pelo menos 6h durante a noite anterior a doação;

• Não estar em jejum;

• Não ingerir bebida alcoólica 24h antes de doar;

• Não ter piercing ou tatuagem há menos de 1 ano;

• Não ter feito endoscopia nos últimos 6 meses;

• Não estar gripado;

• Não pode doar fazendo uso de antibiótico e corticoide;

• Não utilizar nenhum tipo de drogas;

• Não ter tomado vacina há menos de 7 dias;

• Estar com a saúde em dia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias