A situação de algumas pessoas é de sofrimento e dificuldade até mesmo para receber o que tem de direito. Uma idosa de 95 anos residente no município de Itupiranga, distante cerca de 50 quilômetros de Marabá, tem vivido um verdadeiro dilema para receber a sua aposentadoria.
Dona Hilda da Silva e Silva recebia o seu benefício de aposentadoria normalmente, isso até o dia 25 de maio de 2022, quando o valor de R$ 1.212,00 parou de cair em sua conta.
De acordo com a filha de criação de dona Hilda, Eliana Matos Jardim, que sempre auxilia a idosa por conta de limitações, todas foram pegas de surpresa pelo fato. Ela explica que imediatamente se dirigiram a Marabá, onde fica a agência do INSS, para ver o que tinha acontecido.
"Lá fomos informados que ela teria que fazer a Prova de Vida e que o benefício ficaria suspenso até que isso fosse resolvido", explica.
O problema é maior ainda por conta da distância que a idosa precisa percorrer para resolver esse tipo de problema. Ela mora no PA Rancheira, zona rural de Itupiranga, distante quase 100 quilômetros da sede da cidade, somando mais 50 quilômetros até Marabá.
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Outro problema relatado é o cadastro no sistema do INSS que, segundo Eliana Jardim, filha de dona Hilda, o nome no registro da entidade começava com a letra "I", sem o "H", o que causou mais um transtorno para autorizar a volta do pagamento do benefício.
"Eu nem sei como isso aconteceu, o nome dela foi sempre escrito assim, e de repente veio esse problema, e agora complicando mais pra ela receber", reclamou a filha da idosa.
Toda essa situação gera infortúnios para a idosa de 95 anos que além das limitações de saúde e de locomoção, ainda ajuda a família na renda para pagamento de contas e alimentação. "Já são cinco meses sem receber o benefício, já estamos passando necessidade recebendo a ajuda de amigos, vizinhos, moramos na zona rural é difícil, toda vez que a gente vem pra Marabá é um gasto de dinheiro que nem temos, pedimos emprestado", explicou Eliana Jardim.
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