Toda a área que compreende geograficamente o município de Marabá no sudeste paraense é de 15.092,268 km2. Para se ter uma ideia do tamanho do município, ele é maior do que a Jamaica (10.991 km2), Ilhas Malvinas (12.173 km2), Irlanda do Norte (13.843 km2) e Bahamas (13.878 km2).
Fiscalizar uma área tão grande do estado do Pará com uma extensa área rural é um papel desafiador.
Por isso, a população dessa área rural, pecuaristas e empresários do agronegócio e da Estrado do Rio Preto recebeu com muita satisfação a notícia da inauguração do 1º Batalhão Rural do Pará da Polícia Militar, entregue nesta sexta-feira (19).
O novo Batalhão, um dos primeiros no Brasil, tem como objetivo inibir as ações criminosas praticadas na região, identificando, catalogando, monitorando e garantindo a proteção das propriedades rurais e o combate à criminalidade no campo e aos conflitos agrários.
A nova estratégia de segurança pública do Estado atenderá as regiões sul e sudeste do Pará. Através do Batalhão, as propriedades rurais serão classificadas e identificadas para facilitar o trabalho da polícia em caso de ocorrências, como explica o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Uálame Machado.
"Vamos catalogar todas as propriedades, os equipamentos, todos os itens das propriedades para que se houver algum incidente, algum acionamento, nós saibamos do que se trata, o que foi furtado ou roubado e como o incidente ocorreu. Essa é uma estratégia que já é adotada de forma pioneira no estado de Goiás. O Pará já iniciou com o seu 1º Batalhão Rural para que a gente possa dar uma atenção especial às áreas rurais, atuando preventivamente, evitando conflitos e crimes agrários. E em caso de ocorrência nessas regiões, ter uma tropa especializada com equipamentos específicos para o enfrentamento desse tipo de crime", pontuou o titular da Segup.
A unidade policial iniciou suas atividades em julho deste ano, e está instalada em um ponto estratégico, localizado na vila São José, no quilômetro 8 da rodovia BR-230, em Marabá. O Batalhão conta com uma equipe especializada e treinada de Policiais Militares, aprovados no curso de Patrulha Rural Georreferenciada, no município de Santa Izabel do Pará, além de contar com uma estrutura totalmente equipada para atender as demandas da região.
Para o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior o novo Batalhão é mais uma conquista do Governo do Estado, que vem trabalhando em estratégias e políticas públicas voltadas para o enfrentamento dos conflitos agrários.
Veja também!
Mãe e filha são assassinadas a facadas em casa
Sobrinho acusado de matar tio é procurado pela polícia
PF apreende mais de 14 mil em notas falsas em Tucumã
"A entrega do Batalhão hoje demonstra o trabalho que ocorre em todo o Pará, pois ontem estávamos lançando uma operação na região metropolitana de Belém e hoje estamos entregando a sede do primeiro batalhão da polícia rural em Marabá. Essa é uma entrega estratégica dentro da política de Segurança Pública, levando paz ao homem do campo, tanto ao proprietário rural quanto ao trabalhador rural. Portanto, o nosso objetivo é prevenir os conflitos, levando segurança para todo o Estado. É importante ressaltar que nossas ações vão alcançar as localidades rurais que são mais distantes dos centros urbanos e de difícil acesso, por isso os policiais irão ter todo o aparato necessário, com equipamentos, viaturas apropriadas para poder chegar nessas localidades e garantir a presença do estado para essa população", explicou o Comandante Geral da Polícia Militar.
Segurança
O Batalhão rural irá atender, especialmente, os furtos e roubos praticados nas estradas e caminhos de terra que ligam as regiões do município, bem como, os praticados contra as propriedades rurais, roubo aos maquinários agrários, e ainda, atuando no combate ao roubo semoventes. A unidade ficará responsável também por mapear todas as propriedades rurais, com o intuito de identificar para se ter, de forma preventiva, a localização exata, latitude e longitude das propriedades rurais, e com isso, diminuir o tempo de resposta no atendimento, mas principalmente reverter a lógica da atuação reativa após um crime visando também uma atuação preventiva.
A Sargento da Polícia Militar, Cileny, primeira Patrulheira Rural referenciada do Estado do Pará, destaca a importância da unidade e sua ação efetiva no combate às ações criminosas locais.
"Estamos muito satisfeitos com essa unidade e com o trabalho que vamos oferecer para fortalecer a segurança nessa região. Para mim, em especial, é muito gratificante ser a primeira mulher designada para atuar no patrulhamento rural do estado, pois sabemos que é necessário integrar as equipes em viaturas também na zona rural, garantindo as fiscalizações e ações preventivas e repressivas nessas regiões", falou a sargento.
O Secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, também destacou a importância do Batalhão que irá alcançar mais de 30 municípios da região.
"Mais uma grande conquista, em três anos e meio à frente deste trabalho, agindo na interlocução das ações de governo com as comunidades do sul e sudeste do Estado, somos 38 municípios contemplados com ações de segurança voltadas para a melhoria na qualidade de vida para todos dessa região. Outras localidades também serão beneficiadas, com esse batalhão, assim como outros que chegarão, para o fortalecimento da paz no campo e garantindo a permanência do homem no setor rural, onde ele nasceu, proporcionando a essa população o alcance em políticas e melhorias sociais e principalmente com um apoio da segurança pública para a garantia do seu trabalho", pontuou João Chamon.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar