plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PROCEDIMENTOS

Agentes recebem capacitação para sanidade de doença animal 

Servidores da Adepará dos escritórios de municípios da região sudeste do Pará receberam capacitação técnica para lidar com problemas relacionados à saúde animal de cavalos, éguas, porcos e leitões

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Agentes recebem capacitação para sanidade de doença animal  camera Servidores da Adepará dos escritórios de municípios da região sudeste do Pará receberam capacitação técnica | Ag. Pará

A criação de animais em ambientes como sítios, chácaras e fazendas precisam obedecer a critérios e legislações sanitárias, tudo para proteger os próprios animais, o ser humano e o meio ambiente em que vivem. As doenças entre esses animais precisam ser bem analisadas e catalogadas para um acompanhamento técnico mais preciso principalmente no intuito de prevenção.

Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) de Marabá, Itupiranga, Eldorado dos Carajás e Parauapebas, localizadas no sudeste do Pará, receberam capacitação sobre Procedimentos Técnicos e Documentais. A capacitação inclui ainda uso de sistemas de informação relacionados ao Programa Estadual de Sanidade Equídea (PESE) e ao Programa Estadual de Sanidade Suídea (PESS), no período de 29/03 a 01/04/2022.

Os programas de sanidade equídea (cavalos e similiares) e suídea (porcos e leitões) concentram seus esforços nas doenças da lista da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que se caracterizam pelo grande poder de difusão, consequências econômicas ou sanitárias graves e repercussão no comércio internacional.

Veja também!

Remédio contra a Covid não será vendido em farmácias

Regularização fundiária avança com georreferenciamento

Cães sem raça definida são os preferidos dos brasileiros

A capacitação foi realizada para os Fiscais Estaduais Agropecuários – Médicos Veterinários, Agentes Fiscais Agropecuários e auxiliares de campo que trabalham nos escritórios de Marabá, Itupiranga, Eldorado dos Carajás, Parauapebas, Nova Ipixuna e Cruzeiro do Sul, pertencentes à regional de Marabá.

Qualificação

“O evento foi uma ótima oportunidade para levarmos informações aos colegas da regional, nivelando informações com objetivo de aprimorarmos os nossos procedimentos. O resultado dessas capacitações é um serviço ainda mais eficaz”, informou a Fiscal Estadual Agropecuária, Susiclay Barros, que ministrou a capacitação.

Os assuntos abordados durante a capacitação foram: Diretrizes, atendimento à notificação de doenças, Metas Técnicas do Programa, Tratamento das Informações e uso aplicado dos sistemas de informação da Adepará: o Portal de Sistemas de Apoio ao Serviço de Vigilância em Defesa e Inspeção Agropecuária (Siviagro), Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) e o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (Sisbravet) voltado para os Programas sanitários de Sanidade Equídea e Suídea.

Na oportunidade, também foi apresentado ao corpo técnico da Gerência Regional de Marabá, os resultados da execução dos programas de Equídeos e Suídeos entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022.

SERVIÇO

A Adepará está presente nos 144 municípios paraenses e disponibiliza a Ouvidoria para receber denúncias. No site da Agência há os contatos dos escritórios das regionais. Os telefones são: 3210-1101, 1105 e 1121. Caso a preferência seja por telefone celular, o contato é o (91) 99392-4264.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias