plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SEMANA DA ODONTOLOGIA

Coordenação de Saúde Bucal quer aproximar dentistas do povo

Semana da Odontologia está acontecendo em Marabá e vai oferecer serviços à população

Imagem ilustrativa da notícia Coordenação de Saúde Bucal quer aproximar dentistas do povo camera Semana da Odontologia está acontecendo em Marabá e vai oferecer serviços à população | James Oliveira/RBATV

De acordo com uma publicação do Conselho Federal de Odontologia (CFO) com dados de 2010, o Brasil é o país com mais dentistas no mundo, concentrando cerca de 19% dos profissionais. Entretanto, 57% destes se encontram em apenas três Estados - cerca de 33% estão em São Paulo, enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro têm, cada um, aproximadamente 12% dos dentistas do Brasil.

A última atualização no site do CFO - Conselho Federal de Odontologia é de 331.502 dentistas com CRO ativo até o momento. A média brasileira é de 634 habitantes por dentista.

No Pará a situação não é diferente, com um agravante a mais, a concentração maior de dentistas fica na capital Belém.

Para rever essa situação aproveitando o dia nacional da saúde bucal comemorado neste dia 25 de outubro, Marabá começou a receber a “Semana da Odontologia", promovido pelo governo do estado. Na programação estão previstos o Encontro Anual Estadual de Saúde Bucal; uma visita ao Hospital Regional de Marabá, para acompanhar cirurgias de paciente com fissuras labiopalatais; um encontro com os coordenadores regionais de Saúde Bucal; e uma ação itinerante de saúde na Escola Estadual Prof. Anísio Teixeira com entrega de cadeiras de rodas.

DESCENTRALIZAÇÃO

De acordo com Alessandra Amaral, Coordenadora Estadual de Saúde Bucal, da Sespa, o evento em Marabá marca a descentralização da gestão estadual. "Chegamos mais perto dos coordenadores municipais de saúde bucal da região", conta ela. "Em 2019 estivemos reunidos com os coordenadores municipais no Congresso Internacional de Odontologia da Amazônia em Belém, em 2020 estivemos em Santarém para esse encontro e agora em 2021 estamos em Marabá, trazendo todos os 144 coordenadores municipais para conversamos, para discutirmos políticas públicas voltadas à saúde bucal", declarou.

No encontro, nesta terça-feira (26) foi apresentado o projeto da "Usina da Paz" e do "TerPaz" do governo do estado, que vai incluir, entre outras ações para a população, os serviços de odontologia. "Teremos uma usina em Marabá, uma em Parauapebas e uma em Canaã dos Carajás", enfatizou Alessandra Amaral.

No encontro, nesta terça-feira (26) foi apresentado o projeto da "Usina da Paz" e do "TerPaz" do governo do estado
📷 No encontro, nesta terça-feira (26) foi apresentado o projeto da "Usina da Paz" e do "TerPaz" do governo do estado |James Oliveira/RBATV

O doutor Thiago Viana, representante do Conselho de Odontologia do Pará em Marabá, avalia como muito importante o encontro essa semana no município. "Visa a integração técnica de forma a beneficiar a população", disse. "O Conselho de Odontologia do Pará se faz presente apoiando e prestigiando o evento", declarou.

PROGRAMAÇÃO

As ações para a população de Marabá serão realizadas nos dias 27 e 28 de outubro, das 8h às 13h, na Escola Anísio Teixeira. Além de palestras educativas e distribuição de kits de higiene bucal, haverá ações de saúde, como testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite B e C e Covid-19; vacinação para HPV, H1N1 e Sarampo (Tríplice Viral); e consultas médicas com pediatra e ginecologista. (Com informações de Agência Pará e James Oliveira da RBATV)

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias