As principais variantes do coronavírus tornaram-se uma das principais preocupações dos cientistas. No momento, três são consideradas "preocupantes", segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), porque podem ser mais contagiosas e com capacidade de se multiplicar mais rapidamente no organismo.
São elas: Beta (África do Sul), Gama (Brasil) e Delta (Índia). Em Marabá e Canaã dos Carajás, no sudeste do estado, foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) casos da variante do Covid-19 denominada Gama.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a variante possui potencial duas vezes maior para transmissão e letalidade e reinfecção. O mesmo estudo do MS indica que a vacinação auxilia contra infecções e efeitos mais graves da doença. A Sespa também informou que foi identificada a variante Delta no município de Rondon do Pará.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população que mantenha o uso de máscaras e tenha atenção aos prazos de vacinação da segunda dose e reforço. Tais medidas de segurança ajudam a evitar novas infecções. Na última sexta-feira (22), Canaã dos Carajás anunciou a ampliação dos locais e horários de vacinação, na zona urbana e rural do município.
VEJA TAMBÉM:
Alerta: variante gama é detectada em Canaã dos Carajás
Campanha de vacinação recomeça nesta terça-feira em Marabá
Saiba o prazo mínimo para tomar a 2ª dose da vacina:
CoronaVac: 28 dias
Astrazeneca: 8 semanas
Pfizer: 8 semanas
Saiba o prazo mínimo para tomar a 3ª dose da vacina:
Trabalhadores e idosos: 6 meses (180 dias)
Imunossuprimidos: 28 dias
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar