plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MARABÁ

Círio destacou união em Cristo e pedido de fim da pandemia

Pelo segundo ano, o Círio em Marabá não teve procissão, mas nem isso tirou o brilho da festa.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Círio destacou união em Cristo e pedido de fim da pandemia camera A carreata com a berlinda levando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré saiu pouco mais das 8h da manhã deste domingo (17) | Pedro Marcelo

Ainda não eram nem 11h da manhã quando a carreata que levava a berlinda chegou ao santuário de Nossa Senhora de Nazaré na Folha 16 em Marabá no sudeste paraense. Era a 41ª realização do Círio de Nazaré que aconteceu neste domingo (17) no município. Logo após a chegada da berlinda, uma missa foi realizada pelo bispo de Marabá Dom Vital Corbellini.

A carreata com a berlinda levando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré saiu pouco mais das 8h da manhã deste domingo (17), da catedral diocesana de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Marabá Pioneira. Pelo segundo ano, a procissão foi realizada em formato diferente por conta da pandemia, sem romaria e com a imagem na berlinda sendo levada em uma caminhonete.

A missa aconteceu às 7h da manhã ministrada pelo bispo Dom Vital Corbellini para um número limitado de convidados. Na parte externa, dois telões foram disponibilizados para os fiéis que estavam do lado de fora acompanharem a missa.

A missa ade saída conteceu às 7h da manhã ministrada pelo bispo Dom Vital Corbellini para um número limitado de convidados
📷 A missa ade saída conteceu às 7h da manhã ministrada pelo bispo Dom Vital Corbellini para um número limitado de convidados |Pedro Marcelo

Na missa foi lembrada a situação da pandemia e as orações à Nossa Senhora foram pelas vidas perdidas por conta da Covid-19 e pedindo que ela termine o quanto antes para que todos possam voltar às suas vidas normais.

Veja também:

Vídeo: Marabá respira o Círio com Romaria Rodoviária

Círio Fluvial reúne centenas de fiéis em Marabá

Faculdade Carajás presta homenagem à Nossa Senhora de Nazaré

"O Círio é uma Graça de Deus, um dom de Deus que deu pra todos nós, é algo formidável, une o povo ao redor de Maria com Jesus de Nazaré, seu filho querido", destacou o bispo Dom Vital. "Ainda devemos seguir as orientações da Vigilância Sanitária, da Organização Mundial de Saúde, a pandemia ainda está em alta no Brasil, um cuida do outro", salientou.

Leidiane Souza, da organização e diretoria do Círio em Marabá explica que mesmo vivenciando a situação da pandemia, a fé em Nossa Senhora motiva a realizar um Círio mesmo que em formato diferente. "Ouvimos o clamor do povo de Deus e este ano a carreata foi com mais calma a fim de que todos pudesse ver Nazinha", explicou.

A berlinda foi levada em um veículo adaptado da 23ª Brigada de Infantaria de Selva escoltada por batedores
📷 A berlinda foi levada em um veículo adaptado da 23ª Brigada de Infantaria de Selva escoltada por batedores |Pedro Marcelo

"A igreja tem esse papel de defender a vida e trabalhar junto com as instituições", declarou ela. "Entendemos que é importante caminhar em unidade", destacou Leidiane Souza.

A berlinda foi levada em um veículo adaptado da 23ª Brigada de Infantaria de Selva escoltada por batedores. Como no ano passado, o percurso foi estendido para o núcleo Cidade Nova.

CÍRIO FLUVIAL

Após dois anos sem ocorrer, devido o nível do rio Tocantins estar baixo, o Círio Fluvial voltou a ser realizado este ano. Uma inspeção das condições de navegabilidade do rio foi realizada pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal, a qual aprovou a realização da romaria.

Na tarde deste sábado (16), o bispo de Marabá, dom Vital Corbellini conduziu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré até uma embarcação, de onde saiu a romaria fluvial.

O tema do Círio em 2021 em Marabá é: “Ó Maria e José, fortalecei-nos na unidade da paz em Cristo”.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias