plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
VIVA A VIDA!

Setembro encerra com programação de prevenção ao suicídio

Escola do Legislativo de Marabá em parceria com faculdade promoveram evento alusivo ao Setembro Amarelo

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Setembro encerra com programação de prevenção ao suicídio camera Após as palestras, foi aberto espaço para quem desejasse ser atendido e ouvido | Reprodução

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês foi, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquista o Brasil inteiro.

O auditório da Câmara Municipal de Marabá foi palco de um evento promovido pela Unama e Elmar (Escola do Legislativo de Marabá) sobre o setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

A academia de Psicologia da Unama participou com uma palestra sobre este importante tema que afeta a vida de tantas pessoas. No material distribuído aos participantes, intitulado “Suicídio: conhecer, agir e prevenir”, várias informações importantes foram disponibilizadas, abordando mitos e verdades sobre o suicídio.

A professora Samira Mahmud, da Faculdade Unama, disse que é um momento especial falar do assunto pela importância do tema. De acordo com a educadora, é preciso escutar e orientar quem precisa. “Quero que todos participem desse diálogo. Os alunos da nossa faculdade vão discutir com vocês três pontos para a palestra: ansiedade, luta e perda e depressão”.

Gabriela Silva, diretora da Escola do Legislativo, observou que o assunto de prevenção ao suicídio acaba abarcando outros temas comportamentais. “É preciso ouvir quem quer ser acolhido”.

As acadêmicas Tássia Riego e Kenia Dourado discorreram sobre ansiedade; Marlucia Rodrigues e Cristiane Serra abordaram a depressão e Tássia Formachari e Selma Narbosa sobre luto e perda.

Após as palestras, foi aberto espaço para quem desejasse ser atendido e ouvido.

SAIBA MAIS

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Centro de Valorização da Vida

Caso esteja se sentindo só, precisando de ajuda ligue para: 188

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Marabá

    Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

    Últimas Notícias