O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre na capital Belém e outras cidades do estado.
Em Marabá, no sudeste do estado, a procissão ocorre no terceiro domingo de outubro, dia 17, com um trajeto de 7,5 quilômetros que vai da catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Marabá Pioneira até ao Santuário de Nazaré, na folha 16, na Nova Marabá.
Pelo segundo ano consecutivo, a diocese de Marabá fará o círio de forma on-line. Um carro levará a berlinda com a imagem da santa, percorrendo as principais ruas da cidade. Todo o cortejo será transmitido pelas redes sociais do Círio de Marabá e do Grupo RBA.
Na noite desta segunda-feira (13), a diretoria do Círio se reuniu com representantes dos órgãos de segurança pública, Polícia Militar, DMTU, Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Vigilância Sanitária.
A reunião serviu para ajustar os últimos detalhes do trajeto da romaria principal, da romaria fluvial e das peregrinações. Essa é a 41ª edição do Círio em Marabá.
VEJA MAIS: Simpósio prepara comunidade para o 41º Círio de Marabá
De acordo com o bispo de Marabá, Dom Vital Corbellini, o círio deste ano será semelhante ao do ano passado, com os fiéis acompanhando as romarias pelas redes sociais do Círio. A RBATV, como tradicionalmente faz, também transmitirá a romaria de forma ao vivo pela RBATV, rádios e redes sociais.
“Nós contamos com todo esse povo, que vai garantir a segurança do nosso círio, porque sem toda essa organização nós não teremos um bom círio. Mas, com a presença deles vai ajudar para que a gente possa fazer dentro das regras, da Vigilância Sanitária e que o povo participe em casa através dos meios de comunicação social”, disse o bispo.
Círio Fluvial
A previsão é que este ano tenha o círio fluvial. Após o Círio, de 21 a 24 de outubro, o recírio terá shows nacionais e locais, além da comercialização da culinária, na praça da Folha 16, na Nova Marabá.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar