Policiais em São Francisco ficaram surpresos quando tentaram abordar um carro, mas não encontraram ninguém no banco do motorista.

Um vídeo do Instagram, feito no último fim de semana, mostra policiais parando um veículo autônomo pertencente à empresa Cruise, que presta serviço de táxi autônomo. Isto é, o veículo não precisa de uma pessoa para dirigir.

As imagens mostram os policiais andando ao redor do veículo sem motorista, tentando abrir suas portas, sem sorte. 

Quando um dos agentes se afasta um pouco do carro, o Chevy Bolt aparentemente acelera em uma fuga rápida. Porém, estaciona a poucos metros, após o próximo cruzamento com o pisca-alerta aceso.

Em seguida, os policiais param atrás do táxi sem motorista e, provavelmente, tentam descobrir como acender os faróis novamente.

Um porta-voz da Cruise confirmou que o veículo foi parado por não estar com os faróis acesos e que o problema já havia sido corrigido.

“Trabalhamos em estreita colaboração com a polícia sobre como interagir com nossos veículos, incluindo um número de telefone dedicado para eles ligarem em situações como essa”, disse a empresa.

Segundo Cruise, o carro se comportou conforme o esperado. Em um tweet, a empresa esclareceu que o carro não estava fugindo da polícia, mas “parando no local mais seguro mais próximo”.

Embora um motorista humano possa ter problemas com a polícia por fazer algo assim, é difícil penalizar um carro sem motorista.

Em fevereiro, a Cruise, de propriedade da General Motors, foi autorizada a cobrar tarifas dos passageiros e oferecer caronas compartilhadas.

Isso ocorreu depois que a GM e o Google solicitaram aos órgãos reguladores dos EUA permissão para implantar um número limitado de veículos autônomos sem controles humanos, como volantes ou pedais de freio.

Anteriormente, a Cruise e a Waymo do Google tinham permissão para fornecer serviço de passageiros apenas com base em testes, sem permissão de cobrança de tarifas.

A Cruise está autorizada a fornecer o serviço 'Drivered Deployment' em algumas vias públicas em San Francisco entre as 22h e as 6h em velocidades de até 50 quilômetros por hora.

Veja o vídeo:

Carro não precisa de motorista para se locomover no trânsito Foto: Reprodução/Instagram

MAIS ACESSADAS