O estudo e pesquisa da evolução da vida animal na Terra fascina milhões de pessoas ao redor do mundo. O trabalho dos pesquisadores para apurar como era a realidade do nosso planeta há milhões de anos traz revelações impressionantes de uma realidade tão distante que sequer humanos existiam.

Pesquisadores da Índia fizeram uma descoberta impressionante ao encontrarem 27 vértebras de uma das maiores cobras que já vagaram pela Terra. Este réptil colossal, apelidado de "Vasuki indicus", ostentava um comprimento estimado entre 11 e 15 metros, superando até mesmo o maior Tiranossauro Rex conhecido, o famoso "Sue", com seus 12,3 metros.

CONTEÚDO RELACIONADO:

O achado extraordinário foi detalhado em um artigo publicado neste mês de abril no periódico Scientific Reports. As vértebras fossilizadas da "Vasuki indicus" foram encontradas em uma mina de carvão fóssil na região de Panandhro, no oeste da Índia.

Acredita-se que esta "Anaconda da vida real" tenha habitado os pântanos indianos durante a era Cenozóica, um período que testemunhou a extinção dos dinossauros, há cerca de 47 milhões de anos. Além de sua envergadura notável, os cientistas foram capazes de estimar seu peso, que pode ter alcançado uma tonelada.

Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Análises revelaram que a Vasuki indicus compartilhava muitas características com as pítons modernas e não possuía veneno em sua mordida. Segundo Debajit Datta, pesquisador de pós-doutorado em paleontologia no Instituto Indiano de Tecnologia Roorkee (IITR), esta cobra de emboscada lenta provavelmente capturava suas presas através da constrição, semelhante a sucuris e pítons.

ANACONDAS QUE HABITARAM A TERRA

Esta descoberta coloca Vasuki em uma liga de gigantes, rivalizando em tamanho com outra cobra monumental, a Titanoboa, descoberta na Colômbia em 2009. Ambas compartilham proporções impressionantes, mas as diferenças anatômicas ainda estão sendo investigadas pelos cientistas.

IIT Roorkee's Prof. Sunil Bajpai & Debajit Datta discovered Vasuki Indicus, a 47-million-year-old snake species in Kutch, Gujarat. Estimated at 11-15 meters, this extinct snake sheds light on India's prehistoric biodiversity. Published in Scientific Reports. #SnakeDiscovery pic.twitter.com/ruLsfgPQCc

— IIT Roorkee (@iitroorkee) April 18, 2024

A maior vértebra de Vasuki media cerca de 11,1 cm de largura, sugerindo um corpo robusto e cilíndrico, possivelmente com cerca de 44 cm de diâmetro. A descoberta revela detalhes fascinantes sobre a ecologia das cobras do passado e sua influência nos ecossistemas antigos. Pertencendo à família Madtsoiidae, um grupo extinto de cobras, a Vasuki indica uma história evolutiva complexa que se estende por milhões de anos e atravessa continentes.

MAIS ACESSADAS