plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ALERTA

Dormir com celular no travesseiro pode causar tragédia

Como todo aparelho que funciona com eletricidade, celulares devem ser manuseados em condições que não favoreçam o superaquecimento.

Imagem ilustrativa da notícia Dormir com celular no travesseiro pode causar tragédia camera Não é recomendado deixar o telefone embaixo de travesseiros, cobertores ou outros objetos que funcionem como isolantes térmicos, | ( Reprodução )

Se você é desses que tem o costume de dormir com o celular debaixo do travesseiro, enquanto dorme, cuidado, especialistas alertam para risco de choque, superaquecimento e explosão de bateria, que quando ocorrem, podem causar graves acidentes e danos irreparáveis, como queimaduras, surdez e até cegueira.

Mas, se for muito importante para você deixar o celular perto da cama, o professor de engenharia elétrica e biomédica da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), John Paul Hempel Lima, alerta para alguns cuidados que você deve tomar como, não deixar muitas coisas perto do aparelho e garantir uma distância mínima das paredes ou do chão, além de outros cuidados que você pode conferir abaixo.

Cuidado onde põe a boca! Saiba se beijo transmite cárie

Urinar no banho faz mal para as mulheres. Saiba porquê

Como todo aparelho que funciona com eletricidade, celulares devem ser manuseados em condições que não favoreçam o superaquecimento. Por isso, não é recomendado deixar o telefone embaixo de travesseiros, cobertores ou outros objetos que funcionem como isolantes térmicos, principalmente se o aparelho estiver conectado na tomada.

Como funciona o processo de recarga da bateria?

No momento em que o celular inicia o seu processo de recarga, ocorre um processo eletroquímico que leva o aparelho a uma reação exotérmica, gerando calor no seu exterior que leva o aparelho a uma reação exotérmica, gerando calor no seu exterior

O professor de engenharia elétrica e biomédica da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), John Paul Hempel Lima, explica que os riscos de choque, explosão da bateria e do celular pegar fogo são moderados, mas não impossível. "É claro que falamos de uma porcentagem muito pequena dos casos. Tanto é que muitos fazem isso e não acontece nada. Ainda assim, não é recomendável", completa o professor.

Cuidados com o Notebook

O professor orienta para que não cubra as ventoinhas que esfriam o notebook, que costumam ficar na parte de trás ou de baixo do eletrônico. "Até TVs estão sujeitas a isso”, ressalta o especialista

A radiação faz mal?

Há muitas especulações sobre a emissão de radiação por celulares, mas até agora nenhum estudo conseguiu comprovar. Outra dúvida muito recorrente, por exemplo, é se o celular contribui para o desenvolvendo do câncer.

O professor da PUC explica que, como ele funciona com frequências similares a de um forno micro-ondas, seu uso prolongado perto da cabeça (como em uma ligação longa) pode aquecer a água na região e deixá-la temporariamente mais quente. Mas, em tese, isso não seria nada grave.

Como os celulares à noite entram em modo standby (sem uso direto), a transmissão de frequências é muito menor que em seu uso diário. Então nesse sentido não haveria riscos para o usuário

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias