Ahhh! A vida marinha e seus mistérios, certo? Mais certo do que isso é saber que nossos mares pouquíssimos foram explorados, prova disso foi a descoberta chocante feita por um estudante de biologia.

O jovem Don Marx, de 27 anos, descobriu na Cidade do Cabo, capital da África do Sul, um peixe com um parasita no lugar da língua. O mais surpreendente: a espécie na boca do hospedeiro ainda era desconhecida pela ciência.

O pouco que se sabe, de acordo com o próprio estudante, é que o parasita é popularmente conhecido como “peixe-comedor-de-língua”, um crustáceo que inicia a vida como macho até o momento em que dá início à simbiose. Ou seja, ele busca um peixe e entra pelas guelras, onde fica preso no animal até que tenha idade suficiente para mudar para o gênero feminino.

VEJA MAIS:

Criatura bizarra é encontrada em praia nos EUA

Vídeo mostra jovem brincando com cobra dona de picada mortal

“Ela se move para a língua, onde morde e interrompe a circulação sanguínea, fazendo com que se desintegre”, explica Marx. Dessa forma, o parasita sobrevive do sangue e da mucosa do hospedeiro, rico em nutrientes.

O estudante ressalta que o peixe não sofre nenhum outro dano, nem mesmo com a perda de sangue, além da língua decepada. “O piolho [parasita] morre quando o peixe morre, então não é vantagem evolutiva o parasita matar o hospedeiro. Portanto, para que ambas as espécies completem seus ciclos de vida, um relacionamento saudável é mantido”, explica.

Parasita é um crustáceo que, nos anos iniciais de vida, busca um peixe como hospedeiro Foto: Reprodução/Facebook/Don Marx

MAIS ACESSADAS