Está chegando! Faltam apenas 5 dias para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e muitos alunos continuam na rotina de muitos estudos, que terá linguagem, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a tão temida redação como eixos temáticos. Essa última, primordial para o bom desempenho no concurso.

Com um grande número de possíveis temas, a redação é vista pelos professores como decisiva para o aluno que quer passar em uma das muitas grandes instituições de ensino superior do país. Ela não segue os requisitos de outras provas do exame e a nota é avaliada de forma "cheia", ou seja 1.000 pontos. 

Com 14 anos de sala de aula, a professora Keila Margalho, conhecida nos cursinhos da cidade, lembra que é primordial que o aluno esteja atento à Competência 2 do exame, ou seja, o repertório para redigir o texto dissertativo.

"Nesse momento é válido revisar repertórios para a redação do Enem, lembrando que eles ajudam a melhorar a nota na competência 2. Se configura como repertório toda e qualquer informação, fato, citação ou experiência de vida, que de alguma forma contribui como argumento para a discussão que será proposta", disse.

📷 A professora Keila Margalho deu dicas valiosas para quem está "de olho" na redação do Enem |Arquivo Pessoal

Não fuja do tema!

Ela ainda citou algo muito importante e que sempre tira pontos valiosos dos candidatos: a fuga do tema. Ou seja, esse repertório precisa ser pertinente na hora de fazer a prova, sem distorção ou dados que não existem.

"É preciso que esse repertório seja legitimado e pertinente para que não haja a fuga do eixo temático. Não se pode inventar fatos, a dissertação argumentativa exige que se estabeleça uma relação clara e verídica entre as informações, logo é preciso ter cuidado com os repertórios coringas, pois podem não se encaixar de forma adequada ao texto", completa.

E o tema, qual será?

Uma pergunta que atormenta os estudantes durante todo o período de preparação para o exame é sobre a temática da redação. Pois bem, ela é escolhida de acordo com os acontecimentos mais relevantes no Brasil e no mundo, então estar de olho e bem antenado nas tendências e notícias relevantes, podem ajudar o candidato a ficar tranquilo e tirar "de letra" na "hora H".

Keila listou 10 possíveis temáticas que podem aparecer na prova. Confira!

  • Desafios para a preservação do meio ambiente
  • Os efeitos da inteligência artificial no século XXI
  • Autismo e educação inclusiva no Século XXI
  • Enfrentamento do racismo nos esportes
  • Direito dos idosos
  • Escalada da violência escolar na Sociedade Brasileira
  • Entraves na doação de transplantes de órgãos
  • Desafios para a saúde pública frente o aumento de infarto entre jovens
  • Caminhos para assegurar direitos maternos no mercado de trabalho
  • Diabete infantil em questão no Brasil

Se possível, comece pela redação

É claro que cada aluno deve ter uma estratégia para fazer a prova, mas a sugestão da professora é: começar pela redação! 

De acordo com ela, é perigoso deixar o texto para o final visto que, o número de questões pode fazer o candidato se perder no tempo, e na prova do Enem, "tempo é ouro". Depois disso, é preciso se atentar paras as competências que a prova exige, de forma a somar os pontos e conseguir a nota máxima.

"Em primeiro lugar sempre sugiro aos meus alunos que iniciem pela redação, pois tendo em vista o número de questões é muito arriscado deixar para o final. Em seguida é preciso ler com atenção a temática e logo organizar o projeto de texto, isto é, a linha que irá seguir durante a argumentação para que não fuja ao tema. Não esquecendo de atribuir a tese (ponto de vista) no primeiro parágrafo. Ao iniciar o tempo é preciso atentar para a estrutura do texto (dissertativo argumentativo) bem como ao uso da norma culta (Competência 1)", aconselha.

Olho na Competência 5!

"Para finalizar o texto com maestria é preciso atentar para a Competência 5, que segue uma estrutura: agente + ação + modo/meio +efeito/finalidade e detalhamento, a fim de que o participante possa assegurar os 200 pontos em cada competência e consequentemente  o tão desejado 1000 na redação", completa.

Mano, te acalma!

Para finalizar, a professora deixou uma mensagem para tranquilizar aqueles estudantes que ainda estão muito nervosos e inseguros com a prova. Tudo isso é natural! O importante é manter o foco.

"Para você que não está seguro em relação à prova, lembre-se que todos os participantes estão ansiosos e apreensivos para este dia, então é natural o nervosismo, mas o que você não pode de forma alguma é deixar esse nervosismo atrapalhar todo o seu conhecimento adquirido ao longo dessa jornada atrapalhar o seu objetivo. Mantenha o foco!", finaliza.

Quer saber mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

DOL no ENEM

O DOL no Enem é um projeto do portal DOL para ajudar os alunos com dicas importantes nessa semana que antecede a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. 

Confira os últimos textos da série de reportagens

MAIS ACESSADAS