A Escola Judicial, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região, realiza nos dias 14 e 15 de setembro o seminário “Direitos Humanos e Vulnerabilidades na Amazônia” no auditório da própria escola, bairro do Umarizal, em Belém (PA).

Esse é o primeiro seminário sobre o tema, Amazônia e Direitos Humanos, promovido pela escola, mas que tem sido amplamente discutido tanto na EJUD como no TRT. O seminário é gratuito e aberto ao público.

“O tema objeto do nosso seminário é um tema recorrente no Tribunal da 8ª, inclusive faz parte das diretrizes traçadas pela atual administração. É um tema que vem ao encontro do que determina a Resolução nº 28/2022, da Enamat, que trata da alteridade, que é você olhar o próximo com o olhar de cidadania, respeito e incluir essas comunidades no plano para que possam ter acesso à justiça, desenvolver as suas capacidades, conseguir um emprego e contribuir para o fortalecimento da democracia”, explica a desembargadora e diretora da EJUD-8, Francisca Oliveira Formigosa.

VEJA TAMBÉM: OAB promove Conferência Estadual de Advocacia

Entre os painéis que fazem parte da programação, são pautados assuntos sobre pessoas refugiadas e imigrantes; população indígena e quilombola; pessoas em situação de vulnerabilidade; e população LGBTQIA+.

Sobre a Escola Judicial

A unidade é ligada diretamente à presidência do TRT e promove cursos de formação inicial de magistradas após a posse, além da formação continuada ao longo de toda a carreira. 

Também realiza a formação de formadores para a qualificação dos profissionais de ensino; desenvolver atividades de ensino e estudos, fomenta pesquisas e publicações; celebra convênios e parcerias com diferentes entidades públicas e privadas; além de definir a política de ensino profissional para magistradas(os) (presencial e a distância).

Veja a programação:

Belém recebe seminário sobre Direitos Humanos e Amazônia
📷 |Reprodução
O seminário é realizado nos dias 14 e 15 de setembro Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS