Responsável por formar centenas de cidadãos paraenses há pelo menos 112 anos, a Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Belém, aguardava por muito tempo pela completa restauração. A espera chegou ao fim, nesta sexta-feira (23), quando o governador Helder Barbalho devolveu a centenária edificação à comunidade escolar.

“Hoje, essa escola histórica volta às mãos dos seus donos que são vocês, alunos, professores e demais servidores. Cuidem deste espaço. Pode ter escola tão boa e tão bonita, melhor ou mais bela, não existe. Tenham o sentimento do pertencimento de que este espaço é de vocês, o orgulho de poder estudar neste lugar e que isto seja renovado diariamente”, enfatizou o chefe do Executivo Estadual.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a unidade de ensino já recebeu em suas carteiras figuras ilustres da cultura, da medicina e da história, como um dos ícones da literatura brasileira, Dalcídio Jurandir. Os avanços vão beneficiar mais de 500 alunos do Ensino Fundamental I e II, Classe Hospitalar, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A última vez que o espaço de aprendizagem recebeu melhorias em sua estrutura foi há mais de 11 anos. A falta de climatização, pisos deteriorados e a grande quantidade de goteiras, eram apenas alguns dos problemas enfrentados pelos alunos e professores. Quem detalha melhor essa situação é a estudante Ivana Pinheiro, que está no 4º ano. “Desde quando vim estudar aqui, não tinha ar-condicionado nas salas, quando chovia alagava tudo e perdemos muitas aulas por conta disso. Agora depois da reforma, tudo melhorou! Quero agradecer ao governador Helder por ter restaurado a escola do jeitinho que a gente sempre desejou e, com certeza, foi um verdadeiro presente de Natal para todos nós”, ressaltou.

Na ocasião, estiveram presentes na cerimônia de entrega a vice-governadora eleita, Hana Ghassan; a deputada federal Elcione Barbalho; a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Edilza Fontes; o diretor-presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly; o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Jamir Macedo e demais autoridades.

Escola foi devolvida revitalizada pelo governo Helder Barbalho. Foto: (Foto: Marco Santos/Ag. Pará)

MAIS ACESSADAS