plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PERIGO EM CASA

Saiba o que fazer se seu cachorro ou gato for envenenado

Ninguém quer que aconteça, mas situações de envenenamento de animais domésticos são frequentes. Saiba como ajudar seu pet em caso de intoxicação.

Imagem ilustrativa da notícia Saiba o que fazer se seu cachorro ou gato for envenenado camera A prevenção contra esse tipo de ocorrência é a melhor forma de garantir a segurança dos pets | Reprodução/Freepik

Nós nunca esperamos que algo ruim aconteça com os nossos amigos de quatro patas , mas, infelizmente, existem situações que não dependem apenas dos nossos cuidados. A ocorrência de um pet envenenado não é incomum nos hospitais veterinários.

Mas é preciso lembrar que até mesmo dentro de casa existem várias substâncias que podem causar sintomas desconfortáveis no seu animal de estimação e até mesmo levá-lo a um estado crítico.

Saúde animal: 4 doenças comuns em pets e como evitá-las

Plantas, animais peçonhentos, produtos de limpeza, medicamentos e até alimentos do nosso dia a dia são capazes de envenenar o organismo de um cachorro ou gato. Por isso, é importante se informar e ser capaz de prevenir esse tipo de ocorrência.

O que causa envenenamento nos animais?

Como mencionado, existem várias causas para o envenenamento animal. Quando falamos de pet envenenado, é comum pensar no envenenamento criminoso por chumbinho. Acontece que o envenenamento também pode se dar acidentalmente por meio de outros objetos e produtos.

O envenenamento de cachorros pode acontecer quando o pet inala, ingere ou entra em contato com alguma substância tóxica para seu organismo. Muitas vezes, dentro da própria casa, o pet pode entrar em contato com alguma substância perigosa.

Alguns dos envenenamentos acidentais mais comuns são:

Produtos de limpeza

Álcool, água sanitária, removedor, querosene, desinfetante, detergente, sabão em pó, amaciante são alguns produtos que normalmente são ingeridos por animais e causam problemas graves.

O ideal é que se evite deixar o seu animal de estimação entrar no ambiente enquanto estiver usando esses tipos de produtos na limpeza.

Saiba a importância de usar coleira no passeio com o pet

Chocolates

O chocolate contém uma substância chamada teobromina, que é metabolizada normalmente pelo organismo humano, mas é um problema para o metabolismo canino. Por isso, cães que ingerem qualquer alimento que contenha essa substância acabam acumulando-a em seu organismo, o que pode resultar em graves problemas de saúde para o animal e podem até levar à morte.

Vale ressaltar que não há forma de determinar a quantidade exata de chocolate que os cães podem consumir até se tornar um risco para a sua saúde, já que o metabolismo de cada animal é único, portanto é melhor evitar completamente.

Plantas

Algumas plantas também podem envenenar o seu animal. Ainda que possam ser catalogadas no mesmo grupo de plantas venenosas, a substância tóxica presente em uma planta não necessariamente é a mesma da outra.

Por este motivo, os sintomas da ingestão de plantas venenosas para pets podem ser diferentes e variar de intensidade, dependendo de alguns fatores.

Algumas plantas que podem trazer riscos de saúde aos pets são: “Comigo-ninguém-pode”, “Espada de São Jorge” e “Bico de papagaio”.

Principais sintomas de envenenamento em cães:

Quando um cachorro é envenenado, diversos sintomas podem aparecer, dependendo principalmente do tipo de substância ingerida. Nesse caso, é necessário estar atento aos seguintes sinais:

· Salivação excessiva;

· Vômitos;

· Diarreias que podem ou não conter sangue;

· Dilatação das pupilas;

· Tremores;

· Convulsões;

· Dificuldade de movimentação e/ou desorientação;

· Dores;

· Febre;

· Dificuldade de respiração;

· Alteração na cor das mucosas (língua azulada por exemplo).

Vai viajar com o pet? Saiba como mantê-lo seguro

O que pode ser feito nesses casos?

Se você suspeitar que um pet ingeriu alguma substância que seja tóxica, é importante tentar localizar com máxima rapidez qual foi a provável causa do envenenamento.

Essa informação será de extrema importância, uma vez que o tratamento varia de acordo com as causas da intoxicação.

Vale ressaltar que, nesse sentido, você nunca deve tentar fazer o pet vomitar em casa sem conhecer a causa do envenenamento. A necessidade da indução vai depender do tipo de substância que intoxicou o pet.

Outro ponto a ser destacado é que você não tente oferecer nada ao cachorro, mesmo que seja alimento ou água. Algumas pessoas acreditam que o leite pode ajudar a reverter o quadro de envenenamento, mas não é verdade, portanto não ofereça nada para o pet.

A ação mais recomendável é procurar imediatamente a clínica veterinária mais próxima para atendimento emergencial.

Se o veneno for de fácil identificação, guarde o frasco e leve-o ao veterinário.

Como é feito o tratamento?

O tratamento para um pet envenenado vai depender do tipo de substância que ele ingeriu ou teve algum contato.

O diagnóstico de envenenamento é baseado nos sinais clínicos, no histórico do animal e em alguns testes laboratoriais, como exames de sangue e de urina.

Como muitas vezes o agente causador não é conhecido, o tratamento emergencial consiste, primeiramente, na estabilização dos sinais vitais do animal. Nessa fase, as funções respiratórias e cardíacas são controladas com a administração de oxigênio e de fluidos.

Já quando a substância é conhecida, o antídoto é dado imediatamente. Em casos de intoxicação tópica, a higienização correta do local é feita.

Lembrando que nenhum destes procedimentos deve ser realizado pelo tutor em casa sem orientação do médico veterinário.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Papo de Pet

Leia mais notícias de Papo de Pet. Clique aqui!

Últimas Notícias