Diante do conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, que já se estende há mais de uma semana, alguns brasileiros ainda se encontram na região, especificamente na Faixa de Gaza e aguardam para sair pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.

E de acordo com fontes diplomáticas ouvidas pela CNN, o Ministério das Relações Exteriores tem realizando transferências bancárias para ajudar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza.

A região está com a estrutura em colapso por conta dos conflitos, o que tem dificultado a entrada de insumos no local, por isso o envio de dinheiro foi a alternativa mais rápida encontrada para conseguir ajudar e dar apoio aos brasileiros que aguardam autorização para sair da Faixa de Gaza. 

Os valores não foram informado pelo Itamaraty, mas estão sendo usados na compra de alimentos e remédios, segundo fontes que coordenam o deslocamento dos brasileiros em Gaza.  As informações foram confirmada à CNN.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Brasileiros esperam evacuação para sair da Faixa de Gaza

Israel x Palestina: entenda o que é a Faixa de Gaza

Faixa de Gaza é bombardeada após fim de prazo de Israel

Até o momento, 28 brasileiros aguardam repatriação no local, segundo o que a CNN apurou. Doze estão em Khan Younes e 16 já na região da passagem de Rafah. No total são14 crianças, 8 mulheres e 6 homens. Todos esses brasilieros aguardam autorização para atravessar a fronteira pelo Egito.

Quer saber mais de mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Na quarta-feira (12), um avião presidencial foi enviado para para resgatar os brasileiros em Gaza. A aeronave segue em Roma, na Itália. Aguarda apenas autorização para seguir para o Egito.

O governo brasileiro tem negociado em todas as frentes na tentativa de viabilizar um corredor humanitário.

Neste sábado (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para a autoridade Palestina Mahmoud Abbas. Na sexta (13), já havia conversado com o presidente de Israel, Isaac Herzog. Lula também telefonou para o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi.

O Itamaraty também não descarta fazer contato com o próprio Hamas para negociar a retirada dos brasileiros.

Imagem noturna do Palácio do Itamaraty, em Brasília Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

MAIS ACESSADAS