plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PROGRAME-SE!

Gastronomia: Festival Enchefs Brasil segue até sexta no Pará

A cerimônia de encerramento, que é considerada o Oscar da gastronomia nacional, será realizada nesta sexta-feira, 3, no espaço São José Liberto.

Imagem ilustrativa da notícia Gastronomia: Festival Enchefs Brasil segue até sexta no Pará camera Reprodução

Após disputar com diversos estados nacionais, o Pará, foi o grande escolhido para sediar dois dos mais esperados eventos gastronômicos do ano: O Festival Enchefs Brasil, que vai ser realizado nos dias 1, 2 e 3 de dezembro e o Prêmio Nacional Dólmã 2021, que vai ocorrer na próxima sexta-feira (3), em uma cerimônia de premiação, vai receber os chefs indicados, os chefs embaixadores e importantes convidados que passarão pelo “Tapete Vermelho” da gastronomia Brasileira.

Belém receberá nesta semana, os chefs mais premiados do país, que participarão da cerimônia de premiação, assim como o presidente do comitê gastronômico nacional, Geraldo Guerra e o Diego Souza coordenador estadual, que já se encontram na cidade. O evento está sendo arquitetado pela empresa paraense GM Expert, proporcionando aos convidados e ao público, uma experiência única.

Os projetos são itinerantes e já passaram pelos estados de Pernambuco (2014), Mato Grosso do Sul (2015), Amazonas (2016), Ceará (2017), Goiás (2018) e Piauí (2019), e agora é a vez do Pará ser a célula mais importante da gastronomia brasileira com o maior encontro de Chefs do Brasil e com a premiação máxima da gastronomia. O legado deste evento para o nosso estado é tão grande, que circula pela Assembleia Legislativa do Pará, uma PL em comemoração ao Dia do(a) Chef de Cozinha, a ser celebrado no dia 9 de março, em homenagem ao maior ícone da gastronomia paraense a Chef Paula Martins.

Durante a programação oficial do Festival Enchef Brasil 2021, serão realizadas aulas-shows com chefs embaixadores de vários estados brasileiros, formando uma verdadeira fusão de saberes e sabores. Além disso, será realizada uma Vernissage Gastronômica com apresentação de manifestações culturais e gastronômicas dos estados, mas principalmente do estado que sedia o evento, o Pará.

Os Chefs Embaixadores e os Chefs Indicados ao “Oscar da Gastronomia” terão a oportunidade de fazerem uma imersão na cultura e na gastronomia paraense, além de participarem da edição nacional do Fórum Brasileiro, onde será apresentado e discutido o tema de interesse comum à sociedade, acerca dos biomas das regiões do Brasil, como estão sendo explorados e preservados.

A analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, Michele Miranda, ressalta a importância de apoiar e patrocinar projetos desse porte. “Nós buscamos sempre incentivar a cultura em todos os seus eixos e o viés gastronômico apresenta sempre muita riqueza, originalidade e tem a capacidade de transformar vidas com a geração de emprego e renda. Os talentos da culinária merecem projeção mundial e o festival é um evento de grande visibilidade para esses profissionais”, destaca Michelle.

O Prêmio Dólmã

O prêmio nacional Dólmã, foi idealizado pelo presidente do Instituto Multidisciplinar, Geraldo Guerra Junior, em junho de 2013, após um estudo de mercado que identificou a existência de poucas oportunidades para os chefs de cozinha serem reconhecidos pelo importante trabalho realizado em seus estados. A premiação Dólmã, em um único momento, reúne em uma consonância de saberes, os profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros.

A Gastronomia que vem se destacando como uma das áreas que mais crescem, juntamente com o turismo, é um assunto presente em todas as manifestações sociais, culturais e artísticas. O Prêmio Nacional Dólmã vem para reafirmar, reconhecer e valorizar o trabalho e a dedicação dos profissionais que se destacam na gastronomia e que contribuem para o aquecimento da economia dos seus estados e do Brasil. A premiação mudou a geografia gastronômica brasileira, oportunizando estados e profissionais a se destacarem, inclusive internacionalmente.

O Festival Enchefs

O Festival Enchefs Brasil é a reunião dos chefs indicados ao Prêmio Nacional Dólmã, dos chefs embaixadores, dos coordenadores dos Enchefs Estaduais e dos chefs locais, estudantes, empresários, gestores de entidades públicas e privadas e apreciadores da gastronomia de todo o país. Na ocasião, os chefs indicados usam as vestimentas dólmã oficiais da premiação, que a cada edição homenageia o estado anfitrião, juntamente com os aventais estampados pelas bandeiras dos seus respectivos estados. Durante a execução do festival, são realizadas Intervenções Gastronômicas, Aulas Show, Encontros Científicos, Palestras, Degustações. O Festival Enchefs Brasil é um dos mais importantes eventos gastronômicos que valoriza a cultura, o turismo e desenvolvimento da economia local e nacional.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gastronomia

Leia mais notícias de Gastronomia. Clique aqui!

Últimas Notícias