plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PREPARAÇÃO

Enem: confira 10 dicas com técnicas de memorização

Reduzir a ansiedade é fundamental na reta final de estudos

Imagem ilustrativa da notícia Enem: confira 10 dicas com técnicas de memorização camera Estimular a memória pode contribuir para um melhor desempenho durante as provas | Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a prova mais importante do ano para quem quer ingressar no ensino superior, será realizado nos próximos dias 21 e 28 de novembro. Com a aproximação da data, a ansiedade dos estudantes só aumenta e, este, é um dos fatores que pode causar os temidos “brancos” na hora da prova.

Para ajudar a acalmar os ânimos, reduzir a ansiedade e trazer mais segurança para os futuros universitários, o neurocientista, Fabiano de Abreu, preparou uma lista de técnicas que podem auxiliar na preservação da memória e, consequentemente, serem poderosas aliadas na hora da realização do Enem.

Prepare o currículo! Vagas de emprego para quinta-feira

De acordo com ele, existem exercícios que podem ajudar a aumentar a quantidade de informação que conseguimos memorizar, como também reduzir a possibilidade de desenvolver algum déficit de memória no futuro. Porém, é necessário que este treino seja feito com cuidados para evitar prejuízos.

“É fundamental que haja momentos de pausas. Estes intervalos vão possibilitar um aumento da produtividade da pessoa”, aconselha o especialista.

As dicas são:

1) Preparar

Antes de começar, escolha o ambiente ideal para que você consiga manter o foco e prestar atenção somente naquilo que virá pela frente.

2) Gravar

Use um gravador de áudio e leia em voz alta os textos. Isso vai ajudar a reter as informações e poderá ser consultado para relembrar o assunto.

3) Anotar

Escreva várias vezes as informações por tópicos até que o assunto fique mais claro em sua mente.

Segup abre 40 vagas de níveis Médio e Superior. Não perca!

4) Dividir as notas

Distribua as anotações em bloquinhos de papel e coloque em lugares que você possa revê-los sempre.

5) Repetir

Leia em voz alta linha por linha até conseguir fixar todas as palavras do texto.

6) Escrever aquilo que se lembra

Após decorar o texto, aproveite e escreva tudo aquilo que ficou guardado na sua memória.

7) Ensinar alguém

Ensine o conteúdo para outra pessoa. Você lembrará o que foi ensinado e saberá passar aquilo para frente, o que vai permitir reter mais informações sobre o assunto.

8) Ouvir as suas gravações

Aproveite o momento em que estiver fazendo outras atividades para ouvir suas gravações.

9) Fazer intervalos

Estabeleça pequenas pausas, pois estes intervalos vão ajudar a guardar os conteúdos. Mas não abuse, pois o excesso pode colocar tudo a perder.

10) Mapas mentais

Organize a informação através de símbolos, imagens e gráficos, isso vai facilitar a memorização pois aquele conteúdo será associado à algo que você já conhece.

“Quando você aprende algo, sua mente o transfere para uma hipotética câmara de armazenamento chamada ‘memória de curto prazo’. O seu cérebro não sabe qual informação é importante e qual precisa ser descartada no momento que você as obtém. Por isso, ele espera um sinal que o ajude a reconhecer informações importantes que podem ser transferidas para uma outra hipotética câmara de armazenamento chamada de ‘memória de longo prazo’”, explica o neurocientista.

Seguindo as dicas de estímulo à memória, os estudantes poderão realizar as provas do ENEM de maneira mais tranquila, o que além de proporcionar melhores resultados, pode ser uma chave importante para a realização de grandes sonhos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cursos & Empregos

Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

Últimas Notícias