plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ROMARIA

Procissão da Festa ocorre no domingo de encerramento da quadra nazarena

Neste domingo (27), a partir das 8h, ocorrerá a Procissão da Festa, a terceira mais antiga romaria do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena. A expectativa da Diretoria da Festa de Nazaré e do Dieese é que 10 mil fiéis participem desta

Neste domingo (27), a partir das 8h, ocorrerá a Procissão da Festa, a terceira mais antiga romaria do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena. A expectativa da Diretoria da Festa de Nazaré e do Dieese é que 10 mil fiéis participem desta caminhada, que tradicionalmente possui um trajeto diferente a cada ano.

Este ano, a romaria sairá da Comunidade São Braz, localizada na Passagem Tapajós, com entrada pela Avenida Gov. José Malcher, entre Castelo e 14 de abril, e percorrerá esta avenida, passando pela Avenida Generalíssimo Deodoro, Nazaré até a Praça Santuário, com previsão de 2h de duração.

Realizada há mais de 110 anos, a Procissão da Festa acontece sempre no 2º domingo após o Círio. Antigamente, a procissão costumava sair de dentro da Basílica, pois não existia a Praça Santuário. A Imagem Peregrina é conduzida no carro Berlinda. A missa antes da procissão será celebrada por Dom Bernardino Marchiò, Bispo de Caruaru, em Pernambuco.

História

Não se sabe precisamente quando a primeira Procissão da Festa foi realizada, mas já há alguns registros de 1881. Era realizada à tarde, até que uma chuvarada em 1953 passou-a para a parte da manhã, o que aconteceu em 1954. Em 2000, no dia 22 de outubro, a procissão coincidiu com o Jubileu de Ordenação de Dom Vicente Zico, Arcebispo Metropolitano de Belém na época. Por esse motivo, a Procissão saiu da Praça Santuário para a Catedral, onde foi celebrada uma missa solene no tablado armado em frente à Igreja. A Imagem da Santa foi levada no mesmo carro utilizado no Traslado para Ananindeua, cedido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em 2001, a romaria passou por todas as comunidades que fazem parte da Paróquia de Nazaré, em um percurso total de 4,3 km.

Procissão da Festa ocorre no domingo de encerramento da quadra nazarena
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias