Uma nuvem nas cores do arco íris apareceu no céu do Litoral Norte de São Paulo e surpreendeu os moradores na manhã do último sábado (14). O fenômeno surgiu por volta das 10h e fascinou quem presenciou o acontecimento. Uma foto que circulam nas internet mostra o fenômeno.

A nuvem colorida, apelidada na internet de "Nuvem LGBT", em referência às cores da bandeira LGBTQIA+, é resultado de um fenômeno chamado de nuvem iridescente, considerado raro. Flávio Freitas, médico residente de Ilhabela, conta que achou a nuvem interessante e decidiu registrar.

"Vi todo mundo olhando para cima, e decidi olhar também. Achei muito esquisito. Nunca tinha visto isso. Decidi tirar uma foto e postar nas redes sociais. Super diferente", afirmou.

O pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Pedro Camarinha,  contou que o fenômeno da "nuvem iridescente" surge quando há decomposição da luz solar nas sete cores do arco-íris.

"Isso acontece quando a luz do sol incide em cristais de gelo da nuvem. O processo é semelhante ao do arco-íris, mas nesse caso não são partículas de água líquida, e sim cristais de gelo", afirmou o especialista.

O pesquisador explicou ainda que esse fenômeno meteorológico costuma aparecer dependendo do ângulos de observação do Sol. Segundo ele, nuvens iridescentes não provocam chuvas, mas é comum que elas apareçam após tempestades.

Uma foto que circulam nas internet mostra o fenômeno. Foto: Reprodução/ Facebook

MAIS ACESSADAS