plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CORRUPÇÃO NO MEC

Ribeiro recebia pastor investigado no gabinete e até em casa

Segundo servidores, Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, tentou nomear pastor Arilton Moura para o MEC. Ex-assessor revela ter alertado ex-ministro sobre possível desgaste para a imagem da pasta.

Imagem ilustrativa da notícia Ribeiro recebia pastor investigado no gabinete e até em casa camera ex-ministro de Bolsonaro chegou a ser preso, mas foi solto no outro dia | Rafaela Millicciano/Metrópoles

As denúncias aumentam em torno da presença do pastor Arilton Moura em encontros e jantares com o ex-ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro, Milton Ribeiro, que foi preso na semana passada acusado de tráfico de influência, em favor de uma organização criminosa que vinha desviando recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com servidores interrogados pela investigação que apura uma série de irregularidades no Ministério da Educação (MEC), o ex-ministro recebia Moura frequentemente em seu gabinete. Os encontros, no entanto, não ficam restritos ao ambiente do trabalho.

Segundo os servidores, os dois também se encontraram em diversas oportunidades na casa de Ribeiro, em Brasília.

LEIA TAMBÉM:

MPF aponta interferência de Bolsonaro na operação da PF

Ouça o áudio: Bolsonaro avisou ex-ministro da operação da PF

Pastor ligado a ex-ministro de Bolsonaro foi preso no Pará

Na semana passada, Ribeiro chegou a ser preso pela Polícia Federal. No dia seguinte, porém, ele foi solto por determinação judicial. O mesmo ocorreu com os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos. Os três são acusados de montarem um esquema que visava facilitar a liberação de verbas do MEC para municípios e estados em troca do recebimento de propina.

Os depoimentos dados pelos servidores do MEC fazem parte da investigação realizada pela Controladoria-Geral da União, que os encaminhou para a operação da PF. Em um dos relatos, a chefe da Assessoria de Agenda do gabinete do ministro da Educação, Mychelle Rodrigues Braga, revelou que "durante a gestão de Milton Ribeiro nenhuma outra pessoa ou autoridade esteve naquelas dependências com a frequência do pastor Arilton".

Já o ex-assessor Albério Rodrigues Lima confirmou que Gilmar e Arilton passaram, inclusive, a frequentar a residência de Ribeiro, principalmente a partir de maio de 2021. O que demonstra a relação próxima entre os suspeitos.

Indicação

Diante da situação, conta o ex-assessor, Ribeiro chegou a ser alertado sobre os riscos de que a presença constante dos pastores no MEC poderia vir a causar desgastes para a imagem do ministério.

Um dos episódios que geraram maior preocupação entre os servidores, lembra o ex-assessor Albério Rodrigues, ocorreu quando Ribeiro tentou dar um cargo a Arilton Moura na pasta. Na época, a indicação foi negada pela Casa Civil. Depois disso, o ex-ministro indicou Luciano Musse para o posto que antes seria do pastor.

Avião da FAB

Na investigação da CGU, também foi revelado que Ribeiro autorizou que Moura o acompanhasse durante uma viagem oficial em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

"Ocorre que, de acordo com a sra. Mychelle, o ministro Milton Ribeiro havia solicitado que o pastor Arilton viajasse em sua companhia com avião da FAB no trajeto entre Brasília e Alcântara no dia 26/05, o que somente não veio ocorrer por fatores alheios a vontade dos envolvidos", diz o documento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias