plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
AGROPARÁ

Pará produz 380 mil toneladas de banana

O fruto, nutritivo e saboroso, tem grande importância econômica na região norte, tendo no estado uma grande variedade plantadas em todas as regiões do estado

Imagem ilustrativa da notícia Pará produz 380 mil toneladas de banana camera Divulgação

Nutritiva, saborosa e de fácil aceitação no mercado. A banana é um símbolo de país tropical, considerada uma “fruta nacional” no Brasil, por estar presente em todas as regiões, em variedades que agradam a todos os paladares. Nesse cenário, o Pará se destaca como o oitavo produtor de banana do País, com 33.662 hectares de área plantada e uma produção de 381.248 toneladas ao ano, apontam os dados da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), que acompanha essa produtividade.

A rentabilidade da banana é atestada pelo produtor rural Raimundo da Silva Santos, técnico em Agropecuária, que cultiva a fruta no município de Marabá, na região Sudeste. Segundo ele, o plantio é um negócio rentável e que vem crescendo nos últimos anos, com grande procura de fornecedores do mercado externo. No mercado interno, ele vende para os municípios de Belém, Tucuruí, Marabá e Redenção, e fora do Estado abastece o mercado de Imperatriz. “Trabalhamos com as bananas maçã e comprida. Com a procura crescente do mercado externo pela banana maçã, hoje possuo 40 hectares e já estou em processo de cadastramento de novos hectares na Adepará”, acrescenta.

A produção de banana está relacionada ao cultivo de cacau, motivo de a região de influência da Rodovia Transamazônica (BR-230) ser a principal produtora em território paraense dos dois frutos. A bananeira – classificada como produção secundária - faz o sombreamento para o cacaueiro, a cultura principal. Municípios como Medicilândia e Altamira, situados ao longo da Transamazônica, importantes na cultura do cacau, também ganham destaque na produção de banana. Atualmente, 38,27% da produção paraense de banana são provenientes de municípios da área da Transamazônica, que integram a Região de Integração Xingu. As principais variedades produzidas no Pará são: banana Prata (90% da população de Belém consome essa variedade); Mysore, Nanica, Comprida, Conquista, Branca (maçã) e Inajá. Entre os municípios que mais comercializaram banana na Ceasa (Central de Abastecimento do Pará), em 2019, estão Santo Antônio do Tauá, Santa Izabel do Pará, Castanhal e São Domingos do Capim, nas regiões Metropolitana de Belém e Nordeste.

“A cultura da banana tem grande importância social e econômica na Região Norte, pois é uma fruta bastante consumida, fazendo parte da alimentação diária da maioria da população. É uma fruta com alto teor nutricional, de fácil acesso, sendo cultivada por grandes, pequenos e médios produtores, proveniente da agricultura familiar. Assim, representa um forte complemento de renda para pequenos agricultores”, ressalta a engenheira agrônoma Clara Angélica Brandão, responsável técnica do Programa Fitossanitário da Bananeira e Helicônia/Gerência e Pragas Quarentenárias, da Adepará.

Entre os benefícios da banana para a saúde estão a promoção de saciedade, devido ao teor de fibras; auxílio no controle da pressão arterial; diminuição de cãibras, e tem triptofano, aminoácido que auxilia a produção do neurotransmissor serotonina, promovendo a sensação de bem-estar.

Pará produz 380 mil toneladas de banana
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em AgroPará

Leia mais notícias de AgroPará. Clique aqui!

Últimas Notícias