plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
EDITORIAL

Metrópoles se desculpa por história de Klara Castanho. Veja

O portal de notícias publicou um editorial pedindo desculpas a atriz após a equipe de Leo Dias, colunista do portal, publicar a notícia sobre o drama vivido por Karla, que foi vítima de estupro, engravidou e entregou o recém-nascido para adoção.

Imagem ilustrativa da notícia Metrópoles se desculpa por história de Klara Castanho. Veja camera A atriz teve o trauma pessoal exposto na mídia. | Divulgação/Globo

A violência sexual causa marcas e traumas imensuráveis na vida da vítima, que ainda além da dor física, precisa lidar com questões psicológicas e, em diversos casos, julgamentos e privacidade invadida. Na mesma semana que uma juiza tentou impedir uma menina de 11 anos vítima de estupro de conseguir um aborto legal, uma outra vítima desse tipo de violência sofreu com a exposição do seu sofrimento.

A atriz Klara Castanho, de 21 anos, precisou ir às redes sociais para falar que foi vítima de estupro, engravidou e entregou o recém-nascido para adoção. Ela tomou a iniciatia após boatos incompletos de seu drama serem vazados por colunistas de celebridades e sites de fofoca. Um dos principais nomes envolvidos foi o do colunista Léo Dias, que pediu desculpas por ter publicado a matéria e reconheceu seu erro.

Fontenelle oferece ajuda a Klara Castanho após críticas

Enfermeira do hospital que vazou informações é demitida

Entenda a "Lei de Adoção" que amparou a atriz Klara Castanho

A coluna de Léo Dias foi publicada no portal de notícias Metrópoles, que publicou um editorial pedindo desculpas pelo caso. Confira o texto na íntegra:

Sobre o episódio de Klara Castanho, erramos. O Metrópoles não deveria ter permitido que o colunista Leo Dias, que publica suas colunas no portal, desse detalhes sobre o triste caso envolvendo uma mulher em situação de extrema vulnerabilidade.

Não há justificativa que sustente o argumento do interesse público em conhecer detalhes sobre uma história em que os únicos interessados são a vítima e seus familiares. E, neste caso, a Justiça e o Ministério Público, que intercederam para ajudar Klara no processo de adoção da criança.

Em relação à Klara Castanho, praticamos mau jornalismo.

Não é uma justificativa. Mas, as circunstâncias neste episódio contribuíram para que o erro demorasse a ser corrigido. A matéria foi ao ar por volta das 21h e retirada duas horas depois.

Assim como os demais colunistas do Metrópoles, Leo Dias tem autonomia para publicar suas informações. Muito embora o portal faça uma ressalva de que o conteúdo dos colunistas não reflete, necessariamente, a posição do veículo, é claro que, se publicamos o colunista em nossa página, temos responsabilidade pelo conteúdo veiculado.

Em um veículo que publica em torno de 400 conteúdos por dia, erros, lamentavelmente, podem ocorrer. Tanto de informação, quanto de avaliação. E, em geral, somos rápidos em fazer o que for preciso para reparar os eventuais equívocos.

Esta postagem ocorreu já na noite de sábado, no final do expediente, quando havia pouquíssimos colegas na redação. Falhamos em não notar imediatamente que a matéria havia sido publicada pela equipe do colunista.

Isso não exime a culpa da equipe do Metrópoles. Todos erramos. E, por isso, pedimos perdão à Klara. Ela não merece julgamento. Não merece exposição. Merece acolhimento, respeito e empatia de todos nós.

O triste episódio servirá de lição para que façamos uma avaliação profunda sobre procedimentos em nossas rotinas. A todos os leitores, um respeitoso pedido de desculpas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Fama

Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

Últimas Notícias