Devido à grande e boa repercussão da Exposição de Calendários do Japão que vem sendo realizada desde 2020, o Consulado do Japão em Belém,a Fundação Cultural do Pará (FCP) e a Biblioteca Arthur Viana realizam mais uma edição da mostra no hall da Biblioteca Arthur Vianna, com entrada franca.

Todos os 47 calendários expostos serão sorteados entre as pessoas que preencherem a enquete sobre esta Exposição de Calendários, ao final do evento.

O calendário faz parte da história mundial há bastante tempo. 

Na década de 1880, consta o início da produção de calendário impresso em uma folha no Japão. Mais tarde, foi introduzido o calendário diário em forma de livreto e em 1931 foi fundada a cooperativa de calendário na cidade japonesa de Osaka.

O formato atual de calendário mensal com fotos tornou-se popular a partir de 1949. Hoje, as empresas distribuem aos clientes grandes variedades de calendários que também é uma fonte de divulgação das paisagens e da cultura japonesa.

Também estão expostas cinco famosas bonecas japonesas trajando Kimono (vestimenta típica japonesa) bordado e produzido artesanalmente. Muitas delas chamadas de Ningyo (boneca) representavam os personagens do Kabuki ou Nô (teatros tradicionais do Japão) da época. 

E como programação paralela será realizada a Oficina de Origami (dobradura de papel): em 25 de janeiro, 08 e 15 de fevereiro, 15h às 16h30, também com entrada franca.

SERVIÇO

Exposição de Calendários do Japão

15 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024, 09h às 18h

Local: Hall de entrada da Biblioteca Arthur Vianna (3º andar) da Fundação Cultural do Pará (Av. Gentil Bittencourt, nº650 – Belém, PA)

MAIS ACESSADAS