A cidade de Belém, no Pará, está nos holofotes do mundo como sede da próxima COP-30 em 2025 e eventos preparatórios já estão potencializando o fluxo de visitantes. É nesse contexto que a segunda maior metrópole da Amazônia recebe o Museu de Arte Urbana de Belém, com inauguração prevista para 24/09. Serão 21 painéis de Street Art espalhados por muros, fachadas e prédios, transformando o percurso do famoso complexo Ver-o-Rio em um museu a céu aberto. O projeto prevê ainda 14 oficinas de arte urbana para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, visitas guiadas gratuitas e um festival de música.

Gibson Massoud, sócio da Sonique Produções e produtor executivo do MAUB, traz o renomado fotógrafo e curador de arte, William Baglione, para selecionar os 21 artistas envolvidos no projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e pelo Nubank.

"Decidimos abrir um edital público para dar oportunidade a artistas que ainda não conhecemos, mas também vamos convidar outros talentos a se inscreverem", explica Baglione. "Temos muitos artistas talentosos no Brasil e em Belém, mas fazer a seleção não é uma tarefa fácil. Iremos oferecer três categorias com diferentes premiações, buscando criar um line-up equilibrado e garantindo que cerca de 70% dos selecionados sejam amazônidas", completa.

Leia mais:

Projeto 'Uma Noite no Museu' tem novos espaços nesta sexta

Projetos Secretos de Brandon Sanderson impulsionam o mercado

A seleção será criteriosa, levando em conta não apenas a qualidade artística, mas também a experiência, estilo e perfil de cada artista. Baglione ressalta que o maior painel medirá impressionantes 22 metros de altura por 56 de largura, demandando um artista experiente, cujo estilo seja compatível com o tamanho da obra.

“Minha expectativa é que o Museu de Arte Urbana de Belém transforme o complexo Ver-o-Rio em um dos maiores museus a céu aberto do Brasil e que fortaleça o movimento de arte urbana na região”, diz Gibson Massoud.

O edital para as inscrições estará disponível no site www.maub.art.br e ficará aberto no período de 01 a 10 de agosto. Os artistas começarão a residência artística no dia da Amazônia, 04/09, e seguirão os trabalhos até o festival de lançamento dia 24/09.

Artista paraense Mama Quilla, uma das referências de Street Art em Belém, em ação no Street River 2022 Foto: Vam Gonçalves

MAIS ACESSADAS