No próximo dia 06, o grupo: “Os Falsos do Carimbó” estarão no Teatro Waldemar Henrique lançando seu EP autoral e a segunda edição do Fanzine às 16:20.  Os ingressos podem ser comprados antecipadamente, ou na portaria do evento. 

O show vai celebrar a cena carimbozeira de Caratateua e Icoaraci, com as participações de Borblue, Íris da Selva e Batucada Misteriosa. A nova fase do grupo, lança o disco que vem com 4 faixas, composições de Melk Moraes e Hugo Caetano, e foram gravadas todas em Icoaraci no Espaço Cultural Coisas de Negro pelo Selo Mundé Records com a produção de Ariel Silva.

O Grupo Os Falsos do Carimbó, surgiu há 4 anos nos territórios da Ilha de Caratateua, distrito de Icoaraci, periferia de Belém. Tocando desde 2018, o grupo passou por algumas formações nos dois primeiros anos, agregando vários artistas da cena de Belém e acompanhando alguns mestres que serviam de banda base, em especial Cuité Marambaia e Lourival Iagarapé.

Curso de dicção e oratória abre inscrições em Belém

Em 2020, durante a crise causada pela pandemia do coronavírus e "isolados" na ilha de caratateua o grupo se reorganizou e passou a trabalhar na produção de um disco autoral. 

Em 2021, de maneira independente entraram para estrear o estúdio da Mundé Records, que fica no "porão" do Coisas de Negro, espaço referência da cultura do Carimbó na capital paraense, o EP só ficou pronto este ano de 2022. 

Mas o lançamento  iniciou em 2021, quando  na Feira  Pan Amazônica do Livro lançaram um zine homônimo ao EP com as letras da música... 

Editais do Estado investirão R$ 45 milhões na cultura

"hoje com a distribuição da música 100% digital a gente sente falta de um produto físico que possamos comercializar, era assim que as bandas independentes se financiavam antigamente, sem espaço no mercado de música tivemos a ideia de lançar no mercado de livros, e fizemos um fanzine com as letras das músicas, o que deu muito certo, tivemos boa aceitação do público e rápido as primeiras edições se esgotaram, agora vamos fazer a segunda edição pra ser lançado junto com as músicas, gostamos tanto desse livreto que talvez vamos manter a ideia pros trabalhos futuros que já estão a caminho" diz Hugo Caetano.

A formação atual do grupo vem tocando junto desde 2020, Melkinho Moraes, Hugo Caetano, Lucas Di Freitas e Arilson DiPreto se revezam entre banjo, tambor e maraca (instrumentos típicos do carimbó pau e corda) onde experimentam sonoridades mesclando ao som tradicional do carimbó.

Para o show de lançamento o grupo recebe a participação do saxofonista Daniel Luz o "Molequinho do Sax" e Samara Ranieri, a Cheetara das maracas, antigos integrantes que participaram das gravações do EP, além do Grupo Batucada Misteriosa, e dos artistas Íris da Selva e Borblue, todos oriundo da mesma localidade, o Distrito de Icoaraci. 

Projeto Gastronomia do Amanhã chega ao bairro da Pedreira

"Não é segredo pra ninguém que Icoaraci é vanguarda no que que diz respeito a cultura popular, a gente sempre canta esse território e pra esse show queremos mostrar a diversidade desse carimbó,  nossos convidados têm cada um a sua identidade e sonoridade mesmo fazendo parte da mesma cena, nós todos apresentamos, através de vivências com os mestres e mestras, amar Icoaraci através da cultura popular,  e nossos trabalhos refletem esse amor, cada um com a sua forma de dizer que Caratateua e Icoaraci são f*da"

Para mais informações sobre como adiquirir a entrada: Pix e informações: (91) 982364046

Grupo “Os Falsos do Carimbó” Foto: ( Divulgação )

MAIS ACESSADAS