plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DINO

Dentistas alertam sobre a influência do sorriso na saúde

Aquele ditado de que “a saúde começa pela boca” tem sua verdade atestada também pela odontologia. “Isso porque a cavidade bucal é a porta de entrada para diversas doenças, assim como diversas patologias podem apresentar manifestações iniciais na cavidade

Aquele ditado de que “a saúde começa pela boca” tem sua verdade atestada também pela odontologia. “Isso porque a cavidade bucal é a porta de entrada para diversas doenças, assim como diversas patologias podem apresentar manifestações iniciais na cavidade bucal”, afirma a Dra. Natália Galvão, dentista especialista em patologias e PhD em Ciências odontológicas.

“Um diagnóstico preciso é capaz de identificar indícios de diversas patologias”, completa a dentista. Segundo a doutora, “o papel dos cirurgiões-dentistas vai muito além da arcada dentária”. Por isso, dentistas insistem na importância dos cuidados com a saúde bucal para a saúde geral e alertam o perigo das tendências e das indicações feitas por pessoas que não são profissionais da área.

Saúde do sorriso X autoestima

Uma pesquisa feita pela Universidade de Brasília em 2014 revelou que o sorriso corresponde a 40% da beleza da face na percepção das pessoas, desconsiderando qualquer caráter afetivo no julgamento, mas revelando uma área de atenção quando a autoestima é relacionada a estética.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), a procura por procedimentos estéticos odontológicos tem crescido numa média de 300% ao ano. Dentre os procedimentos mais procurados estão: clareamento dental, implantes, alinhadores ortodônticos, facetas, lentes de contatos e cirurgia gengival.

Mitos da odontologia estética

Ainda que os cirurgiões-dentistas sejam os responsáveis por restaurar a estética e a função dos sorrisos, não são os únicos a influenciarem a demanda de procedimentos necessários para uma boa saúde bucal. A internet e seu poder de disseminação de informações, bem como influenciadores digitais, também contribuem para o crescimento das demandas de determinados procedimentos.

É preciso atentar-se as fontes e aos fatos de todos os conteúdos disponíveis nas redes. Há muitas tendências de consumo que se apoiam em mitos sobre produtos milagrosos que desconsideram a ciência por trás da odontologia e podem ser nocivos à saúde.

É o caso das pastas clareadoras e os produtos à base de carvão ativado, por exemplo. Como explica a odontopediatra e influencer digital Dra. Ariely Caramori, “o carvão é abrasivo e provoca desgaste dos dentes”. Desta forma, nenhum produto desses seria recomendado por dentistas, mas é muito comum entre blogueiras.

Saúde bucal x Saúde geral

O sorriso está intimamente relacionado à autoestima e autoconfiança. É natural que as pessoas se preocupem com o caráter estético, mas é fundamental que não desvinculem do funcional e da ciência. Se relacionado à estética, um sorriso tem grande influência na autoestima; quando relacionado à funcionalidade, a higiene bucal tem impacto na saúde do corpo inteiro.

Doenças periodontais, por exemplo, que podem ser provocadas por uma má higiene oral causando inflamação dos tecidos da boca como a gengiva, podem estar relacionadas a outros tipos de doenças.

“Hoje já sabemos que pessoas com doença periodontal têm duas vezes mais probabilidade de desenvolver doenças cardíacas. Inclusive, nós já temos pesquisas que indicam que a doença periodontal é um indicativo tão provável para doenças cardíacas quanto o nível de colesterol”, afirma a Dra. Natália Galvão. Ela explica que que processos infecciosos na cavidade bucal podem provocar uma inflamação vascular, dificultando o fluxo sanguíneo, o que também aumenta o risco de AVC.

Além disso, pessoas com doença periodontal, quando infectadas com o vírus da Covid-19, têm maiores chances de complicações ou agravantes, como a necessidade de respiração assistida, foi o que constatou um grupo de pesquisadores do Qatar.

Fatos que mostram a importância da visita regular ao dentista para um check-up na saúde bucal, não só quando surge uma dor de dente ou para mudar a aparência do sorriso.

Valorização dos profissionais

Dentistas têm em currículo acadêmico um pouco de medicina, um tanto de engenharia e um quê de artes plásticas para poderem cumprir sua função primordial de restaurar sorrisos.

Em referência à valorização dos cirurgiões-dentistas, uma animação produzida pela Dental Speed, varejista do setor odontológico, ressaltou a importância do profissional certo "Em busca de um sorriso", como diz o título.

Para assistir 'Em busca de um sorriso', basta clicar no link a seguir: Em busca de um sorriso

Website:

https://blog.dentalspeed.com/
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Dino

Leia mais notícias de Dino. Clique aqui!

Últimas Notícias