plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Inscrições para vagas remanescentes da UFPA segue até hoje

Estão sendo ofertadas 174 vagas em 13 cursos de graduação.

Imagem ilustrativa da notícia Inscrições para vagas remanescentes da UFPA segue até hoje camera Candidatos terão 72 horas (até 14h do dia 12 de março) para concorrer a uma das vagas. O resultado sairá na próxima semana. | Reprodução

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar a troca de geradores a diesel por usinas fotovoltaicas dos consumidores de energia da Região Norte. A operação foi aprovada ontem pelo banco, possibilitando o financiamento para cerca de 1.600 projetos num prazo de até 150 meses para instalação de sistemas solares fotovoltaicos em residências e empresas localizadas na região. Antes de aprovar o crédito, a viabilidade do sistema deverá ser avaliada. A empresa designada pelo BNDES para essa avaliação será a Solfácil.

RECURSOS

Cada investimento deve apresentar custo médio em torno de R$ 37 mil e será 100% financiado. Ao todo, serão cerca de 12 MWp (megawatts-pico) de capacidade instalada, equivalente ao consumo de quase sete mil famílias. O acesso aos recursos não terá intermediação dos bancos. “A operação vai contribuir para democratizar o acesso à geração solar para os consumidores de energia da Região Norte, permitindo acesso ao crédito na ponta e promovendo a desconcentração bancária”, disse a diretora de Concessão de Crédito à Infraestrutura do BNDES, Solange Vieira.

BARRAGEM

Decisão liminar da Justiça favorece o Estado em litígio com a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral. A decisão, que saiu no último dia 3 de março, acatou Ação Civil Pública ajuizada pela Procuradoria-Geral do Estado, solicitando que a empresa execute as obrigações determinadas pelos órgãos ambientais para o fechamento da barragem de rejeitos da mineração, abandonada desde 2014, em Curionópolis, no sudeste paraense. O governo solicita a condenação da Serra Pelada por danos ambientais, materiais e morais ocasionados pelas estruturas.

CONSUMIDOR

Para buscar mais agilidade funcional, Procons do Pará e de S. Paulo acertam a transferência de sistema para atendimento ao público. O encontro reuniu representantes da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), e gestores da Fundação Procon-SP a fim de saber como funciona o processo de atendimento externo. Além de atendimentos, o sistema utilizado em São Paulo registra também as fiscalizações feitas pelo órgão.

JUSTIÇA

As oito subseções da Justiça Federal em funcionamento no interior do Pará receberão em março a visita do diretor do Foro da Seção Judiciária, juiz federal José Airton de Aguiar Portela. A visita começa na segunda-feira (14) por Castanhal, no nordeste do Estado, e depois vai a Paragominas. No dia 15, os diretores do Foro e da Secretaria Administrativa (Secad) chegarão a Marabá e posteriormente viajam a Redenção (16). No dia 18, será visitada a Vara de Tucuruí, depois a de Santarém (21) e Itaituba (23). A programação se encerra com a visita a Altamira, no dia 24 de março.

VAGAS

Estão abertas as inscrições para a segunda reoferta de vagas remanescentes ao Processo Seletivo de 2022 na UFPA. A quantidade de vagas é de 174 em 13 cursos de graduação. Candidatos terão 72 horas (até 14h do dia 12 de março) para concorrer a uma das vagas. O resultado sairá na próxima semana. Desta vez, as vagas são para os campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança e Salinópolis. Há vagas em apenas um curso em Belém. A adesão à reoferta pode ser feita na página de inscrição do PS 2022, por meio de login e senha do candidato.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias