plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Biruta Charm é uma das novidades no Atalaia este ano

Leia a coluna de Mauro Bonna deste domingo (26)

Imagem ilustrativa da notícia Biruta
Charm é uma das novidades no Atalaia este ano camera As barracas do Sal já se movimentam para as férias de julho | Reprodução

65 anos formando profissionais

No próximo sábado, a UFPA completará 65 anos de criação. Iniciada com a reunião de sete faculdades, a instituição conta hoje com mais de 300 cursos de graduação e pós-graduação, cerca de 50 mil alunos e atividades em mais de 70 municípios do Pará. Reconhecida como uma das melhores universidades brasileiras por rankings nacionais e internacionais, a UFPA já deu origem a duas outras universidades no Pará, a Universidade Federal do Oeste do Pará e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, e tem projetos para a criação da Universidade Federal do Nordeste Paraense, da Universidade Federal da Amazônia Tocantina e da Universidade Federal do Xingu.

Sunset musical na Virianduba

Durante todo o mês de julho, o chef Américo Barata oferecerá um Festival de Camarão, Lagosta e Ostra na sua barraca Virianduba, no Atalaia. Além da máquina de bater açaí na hora. E muitos shows musicais no sunset. A boate da Casa Azul funcionará até às segundas, com a programação Segundas Intenções. O verão promete.

Biruta Charm no Atalaia

Deve abrir no próximo dia 5 a barraca Biruta Charm, no Atalaia. Será um complexo com ofurô na areia e quadra de beach tennis. Área coberta com palco, além de mesas e lounge com cardápio de praia. Negócio de Marcelo Tekinho, Rodrigo Carvalho e Breno e Rafael Araújo, quarteto também dono do Açaí Biruta, em Belém.

Mangueirão

Mesmo sem o jogo da Seleção, em razão do amadorismo de cartolas paraenses, o cronograma de obras no Mangueirão continuará o mesmo. A reinauguração deverá ocorrer com jogo do quadrangular da 2ª fase do Brasileiro da Série C, no dia 25 de setembro.

Minério

A Mineração Buritirama, controlada pelo Grupo Buritipar, entrou tecnicamente em regime pré-recuperação judicial, patrocinada pelo Escritório Fonseca Brasil.

Farah

Já no ar a segunda edição da revista eletrônica de negócios e mercado do Escritório Fonseca Brasil. Traz em destaque na capa a trajetória de absoluto sucesso do empresário Antônio Farah.

Hospital

O Grupo Cynthia Charone distratou o arrendamento de um prédio de hospital recém-construído na Nove de Janeiro com Gentil. É o segundo distrato no mesmo imóvel.

Gestão

Digitação integral e governança corporativa são os novos focos do Grupo Cynthia Charone.

Outeiro

A ponte de Outeiro estará com as obras de recuperação totalmente finalizadas no final de setembro. Agora em julho, começará a concretagem do segundo bloco de sustentação dos estais.

Veraneio

Helder pediu à Setran um estudo para a possível liberação da ponte de Outeiro, durante o veraneio, para veículos leves com tráfego controlado. Tipo quatro carros por vez.

Lancha

Independente da ponte, o serviço gratuito de lanchas rápidas que atendem a população e banhistas de Outeiro será reforçado nos finais de semana de julho. Garante a Setran.

Mosqueiro

A estrada estadual de acesso a Mosqueiro foi recapeada e sinalizada para o período de férias. A Setran espera implantar até dezembro, um serviço de balsa entre Icoaraci e Mosqueiro.

Argumento

A pauta do Argumento desta segunda: o cirurgião vascular Armando Lobato e o designer Carlos Alcantarino. Ambos paraenses, mas atuando profissionalmente fora. Às 22h30, na RBA.

Verão

Com a diminuição das chuvas, a Setran iniciou a Operação Verão. Mutirão cuida do trevo do Atalaia, acessos rodoviários ao Sal, Mosqueiro, Ajuruteua, Marudá, Caripi, Alter do Chão e Conceição do Araguaia.

Corrida

Será no dia 28 de agosto, a 1ª Corrida da Torre. Do Parque do Utinga à torre da RBA. Muitas premiações. Inscrições abertas. Coordenação Marcos Eventos.

Luxo

O Motor Group Vitória, do Espírito Santo, está chegando a Belém para montar uma concessionária multimarca de veículos de luxo. A empresa já mexe com BMW, Mercedes, Volvo e Ducati.

Voo

Historicamente, o mês de julho registra o maior movimento de passageiros em Val-de-Cans. Embora, no pandêmico 2021, tenha sido dezembro.

Grisólia

O Ministério Público vai construir um estacionamento, reforço da estrutura (parede histórica) e instalação de seu novo Datacenter, na área recém-desapropriada da antiga Grisólia, na 16 de Novembro. Em agosto, será publicado o edital de licitação para a obra.

Rofama

As antigas instalações da Rofama, desapropriadas pelo Ministério Público, ganharão adaptações. Licitação da obra ainda neste ano.

Líder

A loja do Líder na Cidade Velha passou a operar 24h. Agora são sete lojas do grupo funcionando em tempo integral.

Hotel

O empresário Márcio Bellesi adquiriu estratégica área no entorno do shopping Capim Dourado, em Palmas. Lá, já com projeto pronto, assinado pelo arquiteto paraense Severino Marcus, pretende erguer com recursos próprios o primeiro hotel de luxo da capital do Tocantins, com a bandeira Novotel, com 141 quartos e grande área de eventos e convenções.

Acervo

A reserva técnica de obras de arte do Estado reúne mais de 100 mil peças. Fruto de compras, doações e repasses judiciais. Fica guardada no Palácio Lauro Sodré (Museu do Estado). Agora o mobiliário de época e decoração do Palacete Faciola usufruiu desse acervo.

Feira

O depósito das barracas da tradicional Feira de Batista Campos era dentro do Soledade. Com a requalificação do cemitério, o depósito ganhou espaço próprio na Gentil.

Missões

A Assembleia de Deus aguarda a liberação do Iphan para começar a restaurar o casarão de época, na Presidente Pernambuco, em frente ao Largo da Trindade. No local funcionará a coordenação das missões da igreja.

Melgaço

A primeira operação da Missão da Assembleia de Deus, em Melgaço (menor IDH nacional), registrou a doação de 200 óculos, 1.400 consultas médicas, 25 mil quilos de alimentos, sete máquinas de costurar e 25 mil metros de pano para iniciar um polo de costura.

Mykonos

Alberto Serruya reabrirá na sexta, a operação do restaurante Mykonos, na praia do Farol Velho, no Sal. Funcionará por todo o veraneio com buffet durante o dia e à la carte à noite. Com nova cobertura. Programações sunset e shows intimistas à noite.

Extensão

A UFPA foi escolhida para sediar, em 2023, o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Brasileiras. O evento será presidido pelo professor Nelson José de Souza Júnior, pró-reitor de Extensão da UFPA e coordenador da Regional Norte do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão.

Bingo

A creche Lar Cordeirinho de Deus promove bingo beneficente com sorteio de prêmios que ultrapassam a cifra de 100 mil reais, na semana de inauguração do Golden Plaza, no Pátio Belém, a partir do próximo dia 4.

Viso

No decorrer do mês de julho, alta demanda por bares e restaurantes, abrirá as portas o Viso Cucina Italiana, ao lado da Sé.

Indústria

O presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, integra a comitiva da Fiepa que participa esta semana, em Brasília, do 13º Encontro Nacional da Indústria (Enai), promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Saúde

Em processo final de credenciamento, logo o Hospital Porto Dias passará a atender os clientes do Saúde Bradesco.

Tramontina

Nesta segunda, a partir das 18h, na Leitura do Pátio Belém, o empresário Clóvis Tramontina lançará a sua biografia de paixão, força e coragem.

Noir

A Leal Moreira lançará nesta segunda, em um jantar harmonizado no Famiglia Sicilia, o Torre Noir. O seu empreendimento com vista panorâmica para a Praça Batista Campos. Com paisagismo suspenso e inteligência sustentável.

Umarizal

Com aproximadamente 1.500 metros quadrados de área, a Leal Moreira adquiriu estratégico terreno na Oliveira Belo, onde funcionou a sede da Endicon.

BK

O empresário Júlio Coimbra iniciou a obra do Coimbra Mall II, na Augusto Montenegro com Mário Covas. Um imenso drive-thru do Burger king, Amorosa e Vicofarma. Negociações de espaço continuam.

Verde

A Agropalma implementou caminhão movido a gás natural em sua operação. Projeto é pioneiro e vai proporcionar uma economia de mais de 500 mil para a empresa. A logística verde reduz em 21% a emissão de gases de efeito estufa.

Saulo

Saulo Jennings programa festejos pelo primeiro ano de sucesso da Casa do Saulo Quinta de Pedras e 13 anos da Casa do Saulo Tapajós.

Armazém25

Armazém25 Café & Padoca será inaugurada no próximo dia 5, novo ponto na Jerônimo Pimentel com Wandenkolk. Pães artesanais com ingredientes regionais. Vai oferecer café da manhã, serviço de bistrô com buffet e à la carte, brunch, café colonial, sobremesas, caldos, frios até a ceia da noite. Também atenderá delivery. Negócio do casal Samuel e Elisângela Carvalho.

Expansão

O paraense Armazém25 abriu filial no bairro de Perdizes, em São Paulo. A proposta é uma padoca franco-paraense. Oferece pão de pupunha com queijo do Marajó, pão de maniçoba, cacau de Baião, além de todos os itens da moderna panificação.

Marmobraz

São 50 anos de sucesso. Haverá evento comemorativo no dia 18 de agosto. Os irmãos Iran e Isan Anijar tocam a Marmobraz, Brilasa e Galeria M, em Belém. O outro irmão, Ivan, ficou à frente da Glass Mosaic, em São Paulo.

Mama

Rosana Mattos, médica oncologista e diretora técnica do Cion, acaba de participar do XI Simpósio Internacional Multidisciplinar de Câncer de Mama, em São Paulo.

Expedição

Na manhã desta segunda, o veleiro Kûara chegará a Belém, na Direct Marina, última parada de uma jornada que durou quase dois anos, comandada por Olímpio Guarany, na reedição da saga de Pedro Teixeira 400 anos depois. A experiência vai virar livro e documentário para a TV fechada americana.

Defesa

Nay é o nome eleitoral da advogada Nayara Barbalho. Sua pré-candidatura a deputada federal será lançada hoje, a partir das 16h, na Casa do Samba, na Cidade Velha. Uma proposta em defesa de pacientes com Transtorno do Espectro Autista.

Ócio

Em busca do necessário, justo e merecido ócio criativo, este espaço estará ausente nos três primeiros domingos de julho, 3, 10 e 17. As edições de terças e quintas seguem sem alteração. O Argumento, gravado remotamente, continua firme e forte, assim como o perfil no Twitter.

EM ALTA

Basílica

Os relógios e sinos da Basílica passam por criteriosa manutenção.

Arte

O artista plástico paraense Alberto Nicolau da Costa circula pela região da Normandia, na França, pintando uma nova linha de quadros.

Rio

O pastor Samuel Câmara começou a preparar os festejos, em 22 de junho de 2024, do centenário da Assembleia de Deus, no Rio, antiga capital do país.

EM BAIXA

Golpe

O Golpe do Óleo, denunciado pelo Fantástico, é muito comum em vários postos de combustíveis de Belém. O sindicato se finge de morto.

Fake

Não procede o que circula na internet de que um fundo paulista teria aportado recursos na Leal Moreira.

Cerveja

A Cerpa/Tijuca deixou as praias do Pará. O espaço foi invadido pela mineira Império.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias