Carros submetidos a uso severo: essa condição se aplica a veículos que operam com o motor e outros sistemas em regimes de alta exigência e condições não ideais de funcionamento. Por isso, requerem cuidados redobrados e precauções extras. Em geral existe planos de manutenção para uso normal e para uso severo, ao passo que para uso rigoroso é comum que o intervalo seja reduzido pela metade.

Confira algumas situações de uso severo: percursos que exigem marcha lenta por longo período; funcionamento contínuo em baixa rotação frequente; percursos curtos, quando o motor não atingiu a temperatura ideal de trabalho; uso frequente em estradas de terra e areia; puxando reboque com frequência; veículo profissional tipo táxi, motorista de aplicativo ou policial; quando o veículo fica parado com frequência; e uso contínuo em ambiente com temperatura externa elevada.

CUIDADOS ESPECIAIS – O cenário ideal para o bom desempenho de um veículo de uso severo é aquele em que é feito o acompanhamento regular com mecânicos, verificando níveis de fluido e possíveis vazamentos e contaminações, bem como efetuando trocas e manutenções de forma preventiva.

Os manuais dos veículos apontam as condições e os casos que definem qual é o tipo de uso, além de darem informações sobre os intervalos para troca de óleo, em caso de uso severo. Além do acompanhamento regular e do período de troca reduzido devido à condição de uso, a aplicação de lubrificantes de alto desempenho protege o motor a médio e longo prazo. 

PRECAUÇÕES DIÁRIAS – É importante um lubrificante que suporte as condições severas de uso e atenda recomendações com intervalo de troca estendido, dando alta proteção contra desgaste, maior poder de limpeza e durabilidade do motor, além de gerar economia de combustível. 

A falta de manutenção faz com que o veículo opere em condições que desgastem partes do motor. Já a manutenção tardia e incorreta reduz a vida útil do conjunto mecânico. Mas o uso de aditivos contribuem na limpeza, na preservação e na proteção do motor de veículos que operam em condições severas de uso.

Veja mais no site do Auto Destaque.

Foto: ( Divulgação )

MAIS ACESSADAS